QUALIDADE PARA QUEM? A DISPUTA SOBRE O CONCEITO “QUALIDADE” NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i8.29433

Palavras-chave:

Educação. Ensino de Qualidade. Movimentos Sociais. Organizações Empresariais.

Resumo

No último milênio, a Educação tornou-se campo central de disputas ideológicas, principalmente no que se refere à qualidade do ensino. Nesse sentido, diferentes perspectivas e conceitos sobre o termo “qualidade da educação” têm sido motivos de embates e debates públicos, seja por representantes civis na atuação dos movimentos sociais ou organizações empresariais que assumem o papel de educar. Nosso foco está interligado a como esses diferentes agentes constroem sentidos distintos sobre a oferta da educação e o termo “qualidade”, e de que modo essa disputa incide sobre o direito à educação no Brasil. O artigo buscou a análise de documentos públicos, manifestos e discursos institucionais para construções e entendimento dos rumos que o sistema educacional tem tomado, evidenciando a Educação um campo de disputa entre emancipação e dominação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Bevilacqua, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestrando em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e licenciado em Letras – Português e Espanhol pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Vínculo Institucional: Acadêmico na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). 

Andreia Agda Silva Honoroto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora e Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora adjunta na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Karen Rafaela Vasconcelos Rodrigues, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e licenciada em Pedagogia pela Universidade de Franca (Unifran). Acadêmica na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). 

Downloads

Publicado

2026-08-07

Como Citar

Bevilacqua, G., Honoroto, A. A. S., & Rodrigues, K. R. V. (2026). QUALIDADE PARA QUEM? A DISPUTA SOBRE O CONCEITO “QUALIDADE” NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(8), 1–18. https://doi.org/10.51891/rease.v12i8.29433