PRÁTICAS PEDAGÓGICAS HOSPITALARES NO PERÍODO DO ISOLAMENTO SOCIAL DECORRENTE DA PANDEMIA COVID-19

Autores

  • Laura Leão Centro Universitário Newton Paiva
  • Denize Amaral Novaes Centro Universitário Newton Paiva
  • Luiz Fernando dos Anjos Trindade Centro Universitário Newton Paiva
  • Marilene Martins de Carvalho Centro Universitário Newton Paiva
  • Suellen Gomes Mendonça Centro Universitário Newton Paiva
  • Antônio Carlos Almeida Gouveia Filho Centro Universitário Newton Paiva

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7923

Palavras-chave:

Pedagogia Hospitalar. Isolamento Social. Covid-19.

Resumo

Esse artigo buscou analisar as práticas pedagógicas hospitalares no período do isolamento social decorrente da pandemia COVID-19. O tipo da pesquisa é de cunho bibliográfico, de natureza qualitativa e descritiva, pois buscou descrever o fenômeno da Pedagogia Hospitalar em que descobrimos com precisão os fatos e relações que percorreram no período do isolamento social. Foi acessado o Google Acadêmico, Portal Periódico da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e Scielo (Scientific Electronic Library Online), a partir dos descritores “Pedagogia Hospitalar” e “Pedagogia Hospitalar na pandemia”, onde selecionamos trabalhos que foram publicados no período de 2020 à 2022. Foram analisados apenas 5 (cinco) artigos, pois é um tema pouco abordado no universo científico. Dessa forma, compreendemos que a educação vai além do campo escolar, com espaços educativos não formais crescendo no Brasil por meio de grupos sociais, organizações não governamentais, instituições privadas e religiosas. Concluímos que no período do isolamento social, os profissionais desenvolveram projetos de intervenções e estudos que garantam aos alunos-pacientes o direito de uma educação de qualidade.

Biografia do Autor

Laura Leão, Centro Universitário Newton Paiva

Aluna de graduação do curso de Pedagogia do Centro Universitário Newton Paiva.

Denize Amaral Novaes, Centro Universitário Newton Paiva

Aluna de graduação do curso de Pedagogia do Centro Universitário Newton Paiva. 

Luiz Fernando dos Anjos Trindade, Centro Universitário Newton Paiva

Aluno de graduação do curso de Pedagogia do Centro Universitário Newton Paiva. 

Marilene Martins de Carvalho, Centro Universitário Newton Paiva

Aluna de graduação do curso de Pedagogia do Centro Universitário Newton Paiva. 

Suellen Gomes Mendonça, Centro Universitário Newton Paiva

Aluna de graduação do curso de Pedagogia do Centro Universitário Newton Paiva. 

Antônio Carlos Almeida Gouveia Filho, Centro Universitário Newton Paiva

Professor e Orientador do Curso Pedagogia, Centro Universitário Newton Paiva. Me. em Desenvolvimento Regional e Urbano realizada na instituição Unifacs.

Downloads

Publicado

2022-12-08

Como Citar

Leão, L. ., Novaes, D. A., Trindade, L. F. dos A. ., Carvalho, M. M. de ., Mendonça, S. G. ., & Gouveia Filho, A. C. A. . (2022). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS HOSPITALARES NO PERÍODO DO ISOLAMENTO SOCIAL DECORRENTE DA PANDEMIA COVID-19. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(11), 3012–3022. https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7923