O PAPEL DO (A) PEDAGOGO (A) HOSPITALAR: UM ENSINO HUMANIZANTE NO HOSPITAL OSWALDO CRUZ EM RECIFE – PERNAMBUCO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.589Palavras-chave:
Classe Hospitalar. Brinquedoteca. Pedagogo. Direito a educação. Pedagogia hospitalar.Resumo
Este artigo faz uma explanação do papel do (a) pedagogo (a) hospitalar, através de uma análise teórica e empírica vivenciada no Hospital Oswaldo Cruz em Recife – PE, por ser o único da região que comporta essa modalidade de ensino. A Pedagogia Hospitalar é uma área de atuação que visa proporcionar atendimento educacional as crianças e adolescentes que, por motivos de doenças se encontram acamadas e precisam de atendimento na classe hospitalar ou individual (nos leitos), de modo a não perderem o ano letivo. Este artigo levanta o seguinte problema de pesquisa: “Qual é o papel e a atuação pedagógica desenvolvida pelo (a) Pedagogo (a) no espaço Hospitalar?” Apresenta como Objetivo Geral: Analisar as práticas pedagógicas adotadas pelo Pedagogo Hospitalar visando a compreensão de sua metodologia, avaliação e didática de ensino tanto nos leitos hospitalares quanto na sala de aula do Hospital Universitário Oswaldo Cruz em Recife – PE de modo a compreender as dificuldades e conquistas adquiridas por este profissional em sua atuação. A metodologia utilizada para realizar este trabalho foi a qualitativa bibliográfica e de campo a qual se utilizou da técnica de observação não participante e de uma entrevista com a pedagoga do referido hospital, seguida de uma análise dos dados qualitativa que evidenciou a importância dessa prática pedagógica e como ela precisa ser expandida para demais hospitais públicos e privados de modo a olhar com amor pedagógico o ato de cuidar das crianças e adolescentes em estado de internação hospitalar.
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