AVALIAÇÃO DOS AFETOS POSITIVOS E NEGATIVOS EM HOMENS EM SITUAÇÃO DE RUA E COM EXPERIÊNCIA DE RUA INSTITUCIONALIZADOS EM UMA CIDADE DO SUDOESTE DA BAHIA

Autores

  • Janaina Almeida Barreto Afya
  • Gabriel Souza Marques AFYA
  • Manuella do Nascimento Brito AFYA
  • Raiza Santos Campos AFYA
  • Victória Silva Midlej Ribeiro UNIMONTES https://orcid.org/0000-0001-7114-3859
  • Luciano de Oliveira Souza Tourinho UFBA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i6.27060

Palavras-chave:

Afetos. Homens. Pessoa em situação de rua.

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar o perfil de afetos positivos e negativos de pessoas em situação de rua e pessoas com experiência de rua institucionalizados.  Trata-se de um estudo transversal, quantitativo e descritivo realizado em três instituições em uma cidade do Sudoeste da Bahia. A amostra foi não probabilística por conveniência. Foram incluídos homens em situação de rua e com experiência de rua institucionalizados, do sexo masculino, com idade superior a 18 anos. Para a coleta de dados, utilizou-se a Escala de Afetos Positivos e Negativos (PANAS). Compuseram a amostra 26 homens, 10 institucionalizados e 16 em situação de rua. A maioria tinha mais de 5 anos na rua (42,3%) e o motivo foi conflitos familiares (30,7%). Quanto aos afetos positivos, dos institucionalizados, 50% apresentaram alto, 40% moderado, 10% pouco, já dos em situação de rua, 62,5% moderado, 25% pouco e 12,5% alto. Já sobre os afetos negativos, dos institucionalizados, 80% apresentou baixo e 20% moderado, enquanto os em situação de rua classificou 75,1% com moderado, 31,3% alto e 6,3% baixo. Os homens institucionalizados apresentam mais afeto positivo e baixo afeto negativo e os em situação de rua apresentam moderado afeto positivo e moderado afeto negativo.  

183 47

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Janaina Almeida Barreto, Afya

    Discente do curso de Medicina na Afya Itabuna.

  • Gabriel Souza Marques, AFYA

    Discente do curso de Medicina na Afya Itabuna. 

  • Manuella do Nascimento Brito, AFYA

    Discente do curso de Medicina na Afya Itabuna. 

  • Raiza Santos Campos, AFYA

    Discente do curso de Medicina na Afya Itabuna. 

  • Victória Silva Midlej Ribeiro, UNIMONTES

    Mestra em Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). 

  • Luciano de Oliveira Souza Tourinho, UFBA

    Doutor em Direito Público, Universidade Federal da Bahia (UFBA). 

Downloads

Publicado

2026-06-10

Como Citar

Barreto, J. A., Marques, G. S., Brito, M. do N., Campos, R. S., Ribeiro, V. S. M., & Tourinho, L. de O. S. (2026). AVALIAÇÃO DOS AFETOS POSITIVOS E NEGATIVOS EM HOMENS EM SITUAÇÃO DE RUA E COM EXPERIÊNCIA DE RUA INSTITUCIONALIZADOS EM UMA CIDADE DO SUDOESTE DA BAHIA. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 12(6), 1-15. https://doi.org/10.51891/rease.v12i6.27060

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

11-20 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.