A MEDIAÇÃO INCLUSIVA NOS CURSOS DE EAD

Autores

  • Cleberson Cordeiro de Moura
  • Natalia Andalecio Batista Rodrigues
  • Carmelina Ferreira de Oliveira Duarte
  • Emília Paula de Oliveira
  • Lúcia Maria de Mesquita
  • Lizia de Paula Leal
  • Cleudineia Pereira da Silva Pince
  • Daniele dos Santos Silva

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23237

Palavras-chave:

Inclusão. Educação a Distância. Mediação Pedagógica. Comunicação. Aprendizagem Significativa.

Resumo

 O estudo teve como tema a inclusão e os cursos de Educação a Distância, com foco na mediação inclusiva e nas estratégias comunicativas utilizadas para promover a interação e a aprendizagem significativa. Partiu-se do problema de como a mediação inclusiva e as estratégias comunicativas poderiam contribuir para a efetivação de práticas educativas acessíveis na EAD. O objetivo geral consistiu em analisar de que forma essas ações pedagógicas favoreceram a construção de aprendizagens significativas e colaborativas. A pesquisa foi de caráter exclusivamente bibliográfico, fundamentada em produções científicas recentes sobre inclusão, mediação e tecnologias digitais aplicadas ao ensino. O desenvolvimento abordou a relevância da inclusão nos ambientes virtuais, o papel do professor mediador e o uso de estratégias comunicativas voltadas à interação e à construção do conhecimento. As considerações finais indicaram que a mediação inclusiva e a comunicação empática foram determinantes para o engajamento dos estudantes e para a consolidação de ambientes digitais acessíveis e humanizados. Constatou-se que a EAD, quando conduzida sob princípios éticos e inclusivos, pode ampliar o acesso à educação e promover uma aprendizagem equitativa e significativa, embora ainda sejam necessários novos estudos para aprofundar a compreensão sobre a prática mediadora no contexto digital.

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Biografia do Autor

Cleberson Cordeiro de Moura

Doutorando em Ciências da Educação.

Natalia Andalecio Batista Rodrigues

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação.

Carmelina Ferreira de Oliveira Duarte

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação.

Emília Paula de Oliveira

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação.

Lúcia Maria de Mesquita

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação.

Lizia de Paula Leal

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação.

Cleudineia Pereira da Silva Pince

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação.

Daniele dos Santos Silva

Especialização em Metodologia do Ensino de Biologia e Química.

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Publicado

2025-12-08

Como Citar

Moura, C. C. de, Rodrigues, N. A. B., Duarte, C. F. de O., Oliveira, E. P. de, Mesquita, L. M. de, Leal, L. de P., … Silva, D. dos S. (2025). A MEDIAÇÃO INCLUSIVA NOS CURSOS DE EAD. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 2643–2651. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23237