ERRO E APRENDIZADO EM ANESTESIOLOGIA VETERINÁRIA: COMO ABORDAR FALHAS EM UM CONTEXTO EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22174Palavras-chave:
Erro Médico. Ensino. Aprendizagem. Segurança do Paciente. Anestesiologia Veterinária.Resumo
A anestesiologia veterinária é um campo caracterizado por sua elevada complexidade e por apresentar riscos significativos, onde a possibilidade de erros pode afetar não apenas a segurança do animal que está sendo tratado, mas também impactar o processo de educação e formação dos profissionais que estarão prestando serviços nessa área no futuro. Essa interação crítica entre a prática e o aprendizado deve ser observada com atenção, considerando as reverberações que um equívoco pode ter em ambos os contextos. Contudo, quando se examina o erro sob uma ótica que compreende tanto a pedagogia quanto a ética, percebe-se que ele se transforma em uma oportunidade de aprendizado extremamente pertinente e valiosa. Esse entendimento ressalta a importância de ver as falhas não apenas como obstáculos, mas como chances significativas de crescimento e desenvolvimento pessoal e intelectual. Este artigo tem como meta principal discutir a relevância de tratar o tema do erro na anestesiologia veterinária dentro de um contexto educacional. Nesse sentido, serão propostas diversas estratégias que visam transformar as falhas cometidas em oportunidades valiosas para o desenvolvimento tanto profissional quanto cognitivo dos envolvidos. A reflexão sobre os erros pode promover uma aprendizagem significativa, contribuindo para a formação de profissionais mais capacitados e conscientes em suas práticas. A metodologia baseou-se em uma revisão narrativa de literatura, com foco em estudos sobre educação médica, segurança anestésica e pedagogia do erro. Conclui-se que a cultura do aprendizado a partir do erro deve ser incentivada nas instituições de ensino veterinário, promovendo ambientes seguros para reflexão, diálogo e melhoria contínua das práticas anestésicas.
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