PROJETO TEMPO COMUNIDADE: UMA PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DA ALTERNÂNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO

doi.org/10.29327/211653.6.11-12

Autores

  • Patrícia Sara Lopes Melo Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Luana Vieira de Sousa Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Maria Raquel Barros Lima Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Palavras-chave:

Educação do Campo. Alternância. Tempo Comunidade.

Resumo

A presente comunicação tem como objetivo discutir sobre a realização do projeto de Tempo Comunidade, desenvolvido em alternância com o Tempo Universidade, nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo - LEDOC. O ponto de partida para discussão emerge na LEDOC, da Universidade Federal do Piauí, campus de Picos, especificamente, no componente curricular História, Identidade e Memória dos Povos do Campo, em que é proposto aos discentes à elaboração e execução de um projeto de pesquisa, mediante articulação entre os conhecimentos acadêmicos e os saberes do campo, com o intuito de valorizar a cultura camponesa. Para tanto, foi explicitado para os mesmos a História Oral como procedimento metodológico orientador das pesquisas. Eis alguns dos teóricos que fundamentam as discussões: Caldart (2009), Fernandes e Molina (2005), Nosella (2013) Arroyo (2013) e outros. Como resultados dos projetos são produzidos documentários, narrativas fotográficas, registros escritos e relatos de experiências. A discussão sobre a relevância do desenvolvimento do Tempo Comunidade nos cursos de LEDOC representa a compreensão da pertinência em articular os conhecimentos acadêmicos com os saberes camponeses, levando em consideração o trabalho coletivo no planejamento e execução das atividades.

Biografia do Autor

Patrícia Sara Lopes Melo, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Professora do curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Piauí, Campus de Picos-PI. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí. Teresina-PI/Brasil.

Luana Vieira de Sousa, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Professora da Educação Básica, da Secretaria Municipal de Educação de José de Freitas-PI. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí, Teresina-PI/Brasil.

Maria Raquel Barros Lima, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Professora da Educação Básica. Secretária da Associação Regional das Escolas Famílias agrícolas do Piauí. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí, Teresina-PI/Brasil.

Downloads

Publicado

2020-11-30

Como Citar

Lopes Melo, P. S. ., Vieira de Sousa, L. ., & Barros Lima, M. R. . (2020). PROJETO TEMPO COMUNIDADE: UMA PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DA ALTERNÂNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: doi.org/10.29327/211653.6.11-12. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(11), 153–160. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/219