QUANDO A PERDA COMEÇA ANTES: O LUTO ANTECIPATÓRIO E SEUS DESAFIO

Autores

  • Vilma de Almeida Pinheiro Faculdade Mauá
  • Ana Angelica da Silva Faculdade Mauá
  • Quemili de Cássia Dias de Sousa Faculdade Mauá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21532

Palavras-chave:

Perda. Luto antecipatório. Enlutamento.

Resumo

Esse artigo buscou aborda o luto antecipatório e os desafios emocionais que o cercam, especialmente no contexto de doenças terminais. O estudo teve como objetivo analisar os fatores psicológicos envolvidos nesse processo, compreender o impacto do diagnóstico terminal sobre familiares e cuidadores e discutir a influência de aspectos socioculturais na forma como essa experiência é vivida. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, fundamentada em revisão bibliográfica de produções científicas publicadas entre 2015 e 2025. Os resultados evidenciam que o luto antecipatório é marcado por sentimentos de tristeza, medo, impotência e ansiedade, manifestando-se como um processo ambíguo entre presença e ausência. Observou-se também que, apesar de sua relevância, a temática da morte ainda é cercada por tabus e silenciamentos sociais, o que intensifica o sofrimento daqueles que enfrentam a despedida.  Além disso, verificou-se que as estratégias de enfrentamento variam de acordo com a singularidade de cada indivíduo. Conclui-se que compreender e dar visibilidade ao luto antecipatório é essencial para a promoção de acolhimento, fortalecimento dos vínculos e elaboração mais saudável desse processo.

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Biografia do Autor

Vilma de Almeida Pinheiro, Faculdade Mauá

Graduanda em Psicologia, Faculdade Mauá-GO.

Ana Angelica da Silva, Faculdade Mauá

Pós-graduada, (faculdade Mauá GO). 

Quemili de Cássia Dias de Sousa, Faculdade Mauá

Orientadora, Docente da Faculdade Mauá-GO. 

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Publicado

2025-11-17

Como Citar

Pinheiro, V. de A., Silva, A. A. da, & Sousa, Q. de C. D. de. (2025). QUANDO A PERDA COMEÇA ANTES: O LUTO ANTECIPATÓRIO E SEUS DESAFIO . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 5054–5060. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21532