A RESISTÊNCIA DOS HOMENS EM BUSCAR MELHORIAS NA SAÚDE MENTAL: FATORES E DESAFIOS QUE INFLUENCIAM ESSA RELUTÂNCIA

Autores

  • Luane Costa Menezes Afya Centro Universitário
  • Débora Pirovani da Costa Barbosa Afya Centro Universitário
  • Mariana Fernandes Ramos dos Santos UCP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21343

Palavras-chave:

Saúde mental dos homens. Masculinidade. Patriarcado.

Resumo

O artigo, fundamentado em revisão bibliográfica, trata-se de um olhar que subsidia a atenção à saúde mental masculina, visando examinar os elementos socioculturais que levam os homens a resistir em procurar cuidados na saúde mental, entendendo como a ideologia patriarcal e os padrões de masculinidade impedem a manifestação de emoções e a busca por suporte psicológico. A metodologia empregada envolveu uma revisão bibliográfica exploratória, fundamentada em livros, artigos, revistas e documentários publicados de 2005 a 2022, examinados por meio da técnica de análise de conteúdo. Identificaram-se padrões e categorias ligadas ao estigma, ao risco de suicídio e às barreiras culturais e sociais que afetam o comportamento masculino em relação ao sofrimento mental. Os resultados indicam que a masculinidade, vinculada à força, invulnerabilidade e autossuficiência, está diretamente relacionada à negligência da saúde mental masculina, contribuindo para comportamentos de risco, elevados índices de suicídio e baixa adesão a tratamentos. Ademais, a baixa demanda por serviços de saúde mental evidencia o impacto do estigma social e a ausência de referências positivas de cuidado. O estudo conclui que é fundamental implementar estratégias de conscientização e políticas de saúde específicas para desmantelar padrões prejudiciais e incentivar o autocuidado masculino.

1425 1368

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luane Costa Menezes, Afya Centro Universitário

    Estudante de Psicologia Afya Centro Universitário.

  • Débora Pirovani da Costa Barbosa, Afya Centro Universitário

    Estudante de Psicologia Afya Centro Universitário Itaperuna - RJ.

  • Mariana Fernandes Ramos dos Santos, UCP

    Mestre em Psicologia (UCP). Psicóloga (Formação, Bacharel e Licenciatura). Terapeuta Cognitivo Comportamental. Neuropsicóloga. Neuropsicopedagoga. Pós-graduada em Psiquiatria. Pós-graduada em Saúde Mental. Especialista em Reabilitação Neuropsicológica. Pós-graduada em Neurodesenvolvimento e Funções Executivas. Especialização em Terapia Ocupacional na Saúde Mental. Especialização em Psicologia Positiva. Especialização em Terapia Familiar. Docente e Supervisora Afya Centro Universitário Itaperuna - RJ. 17 anos. Atuando na Saúde Mental. Psicóloga do Ambulatório Ampliado de Saúde Mental. Psicóloga do CAASSITA–Centro de Atendimento aos Autistas da Secretaria de Saúde de Itaperuna. 

Downloads

Publicado

2025-10-11

Como Citar

Menezes, L. C., Barbosa, D. P. da C., & Santos, M. F. R. dos. (2025). A RESISTÊNCIA DOS HOMENS EM BUSCAR MELHORIAS NA SAÚDE MENTAL: FATORES E DESAFIOS QUE INFLUENCIAM ESSA RELUTÂNCIA. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 11(10), 1542-1552. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21343

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1-10 de 18

Artigos Semelhantes

11-20 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.