O IMPACTO DO TRANSTORNO OBSESSIVO-COMPULSIVO (TOC) NA QUALIDADE DE VIDA

Autores

  • Júlia Gomes da Silva UNIREDENTOR
  • Mariana Fernandes Ramos dos Santos UNIREDENTOR

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17909

Palavras-chave:

TOC. Terapia Cognitivo-Comportamental. Qualidade de vida.

Resumo

O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) é um transtorno psiquiátrico caracterizado pela presença  de obsessões e compulsões, que afetam significativamente a qualidade de vida dos indivíduos afetados. As obsessões são pensamentos, imagens, impulsos que invadem a mente de forma intrusiva e as compulsões são comportamentos realizados para aliviar ou neutralizar a angústia causada pelas obsessões. Este artigo busca aprofundar a compreensão acerca do impacto do TOC na qualidade de vida (QV), discutindo seus temas, os desafios relacionados à sua identificação e as implicações para a prática clínica. Através de uma pesquisa bibliográfica, são abordados diversos aspectos do TOC e as estratégias terapêuticas baseadas em evidências, com ênfase na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). A relevância do tema se sustenta na necessidade de ampliar a compreensão desse transtorno para promover intervenções mais assertivas e integrativas, visando a melhoria da qualidade de vida (QV) dos indivíduos afetados.

Downloads

Biografia do Autor

Júlia Gomes da Silva, UNIREDENTOR

Graduanda em Psicologia, Centro Universitário Redentor Afya. 

Mariana Fernandes Ramos dos Santos, UNIREDENTOR

Mestre em Psicologia pela UCP. Terapeuta Cognitivo Comportamental. Neuropsicóloga. Neuropsicopedagoga. Especialista em Psiquiatria com ênfase em Saúde Mental, Saúde Mental, Reabilitação Neuropsicológica, Terapia Familiar, Terapia dos Esquemas UNIREDENTOR/ AFYA.

 

Downloads

Publicado

2025-01-16

Como Citar

Silva, J. G. da, & Santos, M. F. R. dos. (2025). O IMPACTO DO TRANSTORNO OBSESSIVO-COMPULSIVO (TOC) NA QUALIDADE DE VIDA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 1540–1562. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17909