AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES MOTORAS EM ALUNOS RIBEIRINHOS NO CONTEXTO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20780Palavras-chave:
Desenvolvimento motor. Crianças ribeirinhas. Habilidades motoras. Políticas públicas educativas.Resumo
O desenvolvimento motor infantil não ocorre de maneira homogênea e pode ser influenciado por diversos fatores, como condições ambientais, socioeconômicas, educacionais e de saúde. Populações ribeirinhas enfrentam desafios específicos que podem comprometer esse desenvolvimento, tornando-se fundamental compreender esses fatores para a formulação de estratégias eficazes. Este trabalho busca avaliar o desenvolvimento motor de crianças ribeirinhas no contexto brasileiro, considerando tais fatores. Para tanto, a metodologia empregada foi uma revisão integrativa de literatura. As buscas foram realizadas em bases de dados como Scielo, PubMed, LILACS, Google Acadêmico e Periódicos CAPES. Para garantir a inclusão de estudos relevantes e atualizados, o período analisado foi de 2000 a 2024. Os resultados indicaram que, embora muitos alunos apresentem desenvolvimento motor dentro da normalidade, fatores como a precariedade da infraestrutura, a contaminação ambiental e a desigualdade de gênero afetam negativamente esse desenvolvimento. A revisão destacou ainda a necessidade de investimentos em políticas públicas voltadas à melhoria das condições de vida das comunidades ribeirinhas, promovendo acesso à infraestrutura adequada, serviços de saúde e oportunidades de lazer. Conclui-se que a interação entre fatores ambientais e sociais influencia diretamente o desenvolvimento motor dos alunos ribeirinhos, reforçando a importância de estratégias integradas para minimizar os impactos negativos e garantir um desenvolvimento saudável e equitativo.
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