A IMPORTÂNCIA DA NEUROPSICOLOGIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20771Palavras-chave:
Neuropsicologia. Formação Continuada. Educação Inclusiva.Resumo
Esse artigo buscou investigar a aplicação da neuropsicologia na formação continuada dos profissionais da educação, com o objetivo de melhorar a eficácia pedagógica e promover uma educação mais inclusiva. A metodologia empregada foi de cunho bibliográfico, analisando fontes secundárias de livros, artigos científicos e documentos acadêmicos. Os principais resultados indicam que a neuropsicologia oferece ferramentas essenciais para a identificação precoce de dificuldades de aprendizagem e para a adaptação das práticas pedagógicas às necessidades individuais dos alunos. Contudo, desafios como a falta de formação específica e a escassez de recursos ainda limitam a implementação dessas práticas. A conclusão sugere que, apesar dos obstáculos, a neuropsicologia possui um potencial significativo para transformar a educação, desde que sejam adotadas políticas públicas que incentivem a formação continuada e promovam a integração entre neuropsicólogos e educadores.
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