FEEDBACK NA RESIDÊNCIA EM PEDIATRIA: BENEFÍCIOS, BARREIRAS E ESTRATÉGIAS PARA APERFEIÇOAMENTO

Autores

  • Caroline Freitas Mesquita Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara
  • Larissa Antônia da Costa Leitão Hospital Geral Dr Waldemar Alcântara
  • Caio César Otôni Espíndola Rocha Unichristus

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20582

Palavras-chave:

Internato e Residência. Pediatria. Feedback.

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar os impactos do feedback na residência médica em pediatria, investigando seus benefícios em diferentes dimensões da formação do residente, bem como as barreiras para sua implementação. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com busca realizada nas bases PubMed, LILACS e ERIC, utilizando os descritores “feedback” AND “pediatric residents” OR “pediatric residency”. Após aplicação dos critérios de elegibilidade, foram incluídos seis estudos publicados entre 2016 e 2025. Os achados indicam que o feedback, quando estruturado e oferecido em ambiente receptivo, promove melhorias significativas no desempenho clínico, confiança em procedimentos, habilidades interpessoais e competências profissionais. Também foi evidenciada a influência da cultura institucional na percepção e eficácia do feedback, sendo que programas com cultura de “clã” tendem a favorecer sua aceitação. Por outro lado, a ausência de capacitação docente, métodos avaliativos inadequados e estruturas hierárquicas rígidas foram apontadas como barreiras. Conclui-se que o fortalecimento da cultura de feedback e o investimento em formação docente são estratégias fundamentais para qualificar o processo formativo na residência em pediatria.

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Biografia do Autor

Caroline Freitas Mesquita, Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara

Formada em medicina pelo Centro Universitário Christus (Unichristus) Residente de Pediatria do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara. 

Larissa Antônia da Costa Leitão, Hospital Geral Dr Waldemar Alcântara

Formada em medicina pela Unifor, Especializada em Pediatria pelo Hospital Geral Dr Waldemar Alcântara. 

Caio César Otôni Espíndola Rocha, Unichristus

Mestre em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais, pelo Centro Universitário Christus. Docente do Centro Universitário Christus (Unichristus).

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Publicado

2025-08-08

Como Citar

Mesquita, C. F., Leitão, L. A. da C., & Rocha, C. C. O. E. (2025). FEEDBACK NA RESIDÊNCIA EM PEDIATRIA: BENEFÍCIOS, BARREIRAS E ESTRATÉGIAS PARA APERFEIÇOAMENTO . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 765–774. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20582