IMIEIP-Res: DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UM REFERENCIAL DE AVALIAÇÃO DA MATURIDADE DE INCORPORAÇÃO DA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL NOS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i9.30059

Palavras-chave:

Educação Interprofissional. Residência Multiprofissional em Saúde., Amazônia

Resumo

Esse artigo buscou desenvolver e obter evidências de validade de conteúdo do IMIEIP-Res, referencial destinado a avaliar o grau de incorporação formal da Educação Interprofissional nos projetos político-pedagógicos de Programas de Residência Multiprofissional em Saúde. Trata-se de estudo metodológico realizado em duas macroetapas: construção teórico-conceitual e validação por e-Delphi modificada. O referencial foi organizado em oito dimensões, 24 critérios e quatro níveis interpretativos de incorporação. Treze especialistas, selecionados por critérios de Fehring adaptados, julgaram pertinência, clareza e representatividade em escala Likert de quatro pontos. Adotaram-se I-CVI ≥ 0,78 por atributo e índice global ≥ 0,90. Na primeira rodada, 17 dos 24 critérios foram mantidos e sete reformulados; o índice global foi 0,85. Na segunda rodada, todos os critérios revisados superaram o ponto de corte, elevando o índice global para 0,92; o critério de segurança cultural alcançou concordância unânime. O IMIEIP-Res apresentou evidências favoráveis de validade de conteúdo e mostra-se apto para aplicação piloto como ferramenta de diagnóstico institucional e apoio à revisão dos projetos político-pedagógicos. Estudos posteriores devem examinar confiabilidade, usabilidade e desempenho empírico do continuum proposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Oliva Reis, Universidade do Estado do Pará

Discente do Curso do Curso Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde na Amazônia. Universidade do Estado do Pará (PPGESA/UEPA).

Márcia Bitar Portella, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde na Amazônia, Universidade do Estado do Pará (PPGESA/UEPA).

Downloads

Publicado

2026-09-16

Como Citar

Reis, A. P. O., & Portella, M. B. (2026). IMIEIP-Res: DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UM REFERENCIAL DE AVALIAÇÃO DA MATURIDADE DE INCORPORAÇÃO DA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL NOS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(9), 1–19. https://doi.org/10.51891/rease.v12i9.30059