IMPACTOS NEGATIVOS DOS QUESTIONAMENTOS TÓXICOS DURANTE O INTERNATO MÉDICO

Autores

  • Beatriz da Costa Escoto Esteche UNICHRISTUS
  • Michele da Silva Melo UNICHRISTUS
  • Vívian Viana Cruz UNICHRISTUS
  • Caio César Otôni Espíndola Rocha UNICHRISTUS https://orcid.org/0000-0002-8943-685X

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20219

Palavras-chave:

Estudantes de medicina. Internato e Residência. Preceptoria. Educação Médica.

Resumo

Esse artigo buscou investigar os impactos dos questionamentos tóxicos no internato médico, fase crucial da formação por representar a transição entre o ensino teórico e a prática clínica. Trata-se de um estudo transversal, realizado entre setembro e dezembro de 2024, com 84 estudantes de Medicina do 9º ao 12º semestre de um centro universitário em Fortaleza (CE). A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário eletrônico com 22 afirmações distribuídas em cinco eixos temáticos, respondidas em escala Likert de 5 pontos. Os resultados demonstraram que, embora a maioria dos discentes perceba os questionamentos como oportunidade de aprofundamento do conhecimento (95,2%), uma parcela expressiva relatou experiências negativas associadas aos questionamentos tóxicos: 63,1% indicaram prejuízo à autoconfiança, 58,3% relataram impacto no desenvolvimento profissional e 89,3% reconheceram que essa prática pode afetar negativamente a relação com os docentes. Conclui-se que, apesar de questionamentos desafiadores poderem favorecer a aprendizagem, é fundamental que sejam conduzidos de forma respeitosa e pedagógica, a fim de evitar danos emocionais e prejuízos às relações interpessoais no ambiente de formação médica.

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Biografia do Autor

Beatriz da Costa Escoto Esteche, UNICHRISTUS

Discente, Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS) Orcid: 0009-0004-3899321X.

Michele da Silva Melo, UNICHRISTUS

Discente. Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS) Orcid: 0009-0001-7824-2689.

Vívian Viana Cruz, UNICHRISTUS

Discente Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS), Orcid: 0009-0001-2754-4724.

Caio César Otôni Espíndola Rocha, UNICHRISTUS

Mestre em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais pelo Centro Universitário Christus. Docente do Centro Universitário Christus (Unichristus), Orcid:  0000-0002-8943-685X.

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Publicado

2025-07-07

Como Citar

Esteche, B. da C. E., Melo, M. da S., Cruz, V. V., & Rocha, C. C. O. E. (2025). IMPACTOS NEGATIVOS DOS QUESTIONAMENTOS TÓXICOS DURANTE O INTERNATO MÉDICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 696–704. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20219