MENTORIA NA RESIDÊNCIA MÉDICA: BENEFÍCIOS, BARREIRAS E ESTRATÉGIAS PARA APRIMORAMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19005

Palavras-chave:

Residência Médica. Mentoria. Educação Médica.

Resumo

Este artigo buscou revisar a literatura sobre os benefícios da mentoria na residência médica, identificar barreiras à sua implementação e propor estratégias para otimizar sua eficácia. A mentoria tem se consolidado como uma estratégia educacional essencial na residência médica, proporcionando suporte acadêmico, profissional e emocional aos residentes.. Metodologia: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, com busca nas bases LILACS e MEDLINE, utilizando os descritores “mentoring” OR “mentorship” AND “medical residency”. Foram incluídos artigos publicados nos últimos cinco anos em inglês, português ou espanhol. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, sete estudos foram selecionados para análise detalhada. Resultados e discussão: Os achados indicam que a mentoria contribui para o desenvolvimento acadêmico e profissional, além de melhorar a qualidade de vida dos residentes ao reduzir burnout e fortalecer o senso de pertencimento. No entanto, a ausência de estrutura formal, dificuldades na gestão da carga horária e falta de avaliações contínuas comprometem sua efetividade. Estratégias como programas de mentoria longitudinais, definição clara de papéis institucionais e alocação de tempo protegido para os mentores podem mitigar esses desafios.Conclusão: A mentoria é uma ferramenta valiosa na residência médica, mas sua implementação ainda enfrenta desafios estruturais. A definição de modelos de mentoria mais organizados e baseados em evidências pode otimizar seus benefícios e garantir maior sustentabilidade dos programas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Marques Pinheiro Alencar, Universidade de Fortaleza

Médica pela Universidade de Fortaleza. Residente de pediatria pelo Hospital Geral de Fortaleza.

Caio César Otôni Espíndola Rocha, UNICHRISTUS

Mestre em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais pelo Centro Universitário Christus. Docente do Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS).

Downloads

Publicado

2025-05-07

Como Citar

Alencar, A. M. P., & Rocha, C. C. O. E. (2025). MENTORIA NA RESIDÊNCIA MÉDICA: BENEFÍCIOS, BARREIRAS E ESTRATÉGIAS PARA APRIMORAMENTO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 1295–1308. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19005