HEMORRAGIA DIGESTIVA ALTA: APRESENTAÇÃO CLÍNICA, DIAGNÓSTICO E MANEJO

Autores

  • Ana Beatriz Nascimento Costa Hospital Municipal de Contagem
  • Gabriela Thamirys Soares Costa Hospital Municipal de Contagem
  • Jéssica Souza Pereira Hospital Municipal de Contagem

Palavras-chave:

Hemorragia Digestiva Alta. Hematemese. Melena. Endoscopia Digestiva,. Tratamento.

Resumo

Nobres leitores,

A hemorragia digestiva alta é uma condição médica complexa e potencialmente ameaçadora à vida que requer uma compreensão profunda para uma abordagem eficaz. Este livro digital, intitulado "Hemorragia Digestiva Alta: Apresentação Clínica, Diagnóstico e Manejo," é uma fonte abrangente com informações destinada a médicos, estudantes de medicina, enfermeiros e outros profissionais de saúde que desejam aprofundar seu conhecimento sobre essa importante questão clínica.

Em sua navegação pelos tópicos, o leitor perceberá que o e-book se encontra organizado em seções cuidadosamente estruturadas para guiar os leitores por meio de cada aspecto essencial da hemorragia digestiva alta.

Iniciamos nossa jornada explorando os fatores de risco associados à hemorragia digestiva alta. Compreender os elementos que tornam os pacientes suscetíveis a essa condição é fundamental para sua prevenção e gestão eficaz da aludida condição.

Na segunda seção, mergulhamos no manejo da hemorragia digestiva alta. Aqui, discutimos estratégias de avaliação inicial, estabilização do paciente e as ferramentas de diagnóstico que os profissionais de saúde têm à disposição para identificar a origem e a causa da hemorragia.

A terceira seção deste livro digital explora as várias opções de tratamento disponíveis para abordar a hemorragia digestiva alta. Desde intervenções farmacológicas até procedimentos endoscópicos e cirúrgicos, examinamos as abordagens terapêuticas que podem ser empregadas para salvar vidas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Na quarta seção, sintetizamos os principais pontos abordados ao longo do livro. Oferecemos uma visão geral das melhores práticas no diagnóstico, manejo e tratamento da hemorragia digestiva alta, destacando a importância da colaboração interdisciplinar para um atendimento eficaz.

Por fim, apresentamos a lista de referências que servem como base para as informações apresentadas no livro. Isso permite que os leitores aprofundem os seus conhecimentos, consultando fontes confiáveis e pesquisas relevantes.

Este livro digital é uma manifestação do compromisso com a educação, a pesquisa e a prática clínica de qualidade. Esperamos que ele sirva como uma valiosa fonte de informações para todos os profissionais de saúde que desejam aprimorar seus conhecimentos e habilidades no manejo da hemorragia digestiva alta. Abordamos as questões mais atuais e relevantes relacionadas a esta condição, com a esperança de que ele contribua para o melhor atendimento aos pacientes e para a segurança da prática clínica.

As autoras

Biografia do Autor

Ana Beatriz Nascimento Costa, Hospital Municipal de Contagem

Graduação pela Universidade do Vale do Sapucaí e residência em clínica médica pelo Hospital Municipal de Contagem.

Gabriela Thamirys Soares Costa, Hospital Municipal de Contagem

Graduação pela UFVJM e residência em clínica médica pelo Hospital Municipal de Contagem.

Jéssica Souza Pereira, Hospital Municipal de Contagem

Graduação: Faculdade de Minas - FAMINAS BH. Residência em Clínica Médica pelo Hospital Municipal de Contagem.

Downloads

Publicado

2023-10-05

Como Citar

Costa, A. B. N., Costa, G. T. S., & Pereira, J. S. (2023). HEMORRAGIA DIGESTIVA ALTA: APRESENTAÇÃO CLÍNICA, DIAGNÓSTICO E MANEJO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 13–64. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/11180

Edição

Seção

E-books

Categorias