USO DE ANTIÁCIDOS PROFILÁTICOS APÓS ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA COM BIÓPSIA GÁSTRICA

Autores

  • Tainara Michelli Brandalise Mozzer FAG
  • Maria Eduarda dos Santos FAG
  • Heloisa Zamprônio Pansera UNIPAR
  • Mauro Willemann Bonatto FAG
  • Marcos Valério Zschornack Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i2.24222

Palavras-chave:

Gastralgia. Biópsia. Endoscopia.

Resumo

Esse artigo buscou avaliar a eficácia do uso de antiácidos profiláticos no alívio de sintomas, especialmente dor epigástrica, após biópsia gástrica realizada durante endoscopia digestiva alta. Trata-se de um estudo observacional, retrospectivo e descritivo, desenvolvido a partir da análise de 140 prontuários de pacientes atendidos em um Centro Médico no Oeste do Paraná, entre agosto e setembro de 2025. Entre os pacientes avaliados, 85 (60,7%) receberam antiácidos profiláticos e 55 (39,3%) não receberam medicação. No grupo medicado, 21,2% apresentaram sintomas como dor ou desconforto, enquanto no grupo não medicado essa taxa foi de apenas 12,7%. Observou-se que a ausência de sintomas foi mais frequente entre os pacientes que não utilizaram antiácidos (87,3%) em comparação aos que fizeram uso (78,8%). Os resultados indicam que o uso profilático de antiácidos não foi determinante para reduzir os sintomas pós-biópsia. Conclui-se que a decisão terapêutica deve ser individualizada, priorizando pacientes com maior predisposição a sintomas gastrointestinais e evitando o uso indiscriminado desses medicamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tainara Michelli Brandalise Mozzer, FAG

Discente do curso de Medicina, Centro Universitário Fundação Assis Gurgagz (FAG)

Maria Eduarda dos Santos, FAG

Discente do curso de Medicina, Centro Universitário Fundação Assis Gurgagz (FAG)

Heloisa Zamprônio Pansera, UNIPAR

Discente do curso de Enfermagem, Universidade Paranaense (UNIPAR).

Mauro Willemann Bonatto, FAG

Orientador. Doutor, Mestre, Médico, Docente do curso de Medicina do Centro Universitário Fundação Assis Gurgagz (FAG).Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná, Residência Médica pela Universidade Federal do Paraná, Mestrado em Clínica Cirúrgica pela Universidade Federal do Paraná,Doutorado em Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Médico Gastroenterologista.

Marcos Valério Zschornack, Universidade Estadual de Londrina

Farmacêutico Bioquímico pela Universidade Estadual de Londrina, Especialização em Biotecnologia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. 

Downloads

Publicado

2026-02-12

Como Citar

Mozzer, T. M. B., Santos, M. E. dos, Pansera, H. Z., Bonatto, M. W., & Zschornack, M. V. (2026). USO DE ANTIÁCIDOS PROFILÁTICOS APÓS ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA COM BIÓPSIA GÁSTRICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(2), 1–8. https://doi.org/10.51891/rease.v12i2.24222