A PESSOA EM SITUAÇÃO CRÍTICA COM HEMORRAGIA DIGESTIVA ALTA: ABORDAGEM INICIAL NO SERVIÇO DE URGÊNCIA UMA REVISÃO DE ESCOPO

Autores

  • Ana Sofia Mendes Antunes Universidade de Évora
  • Maria Antónia Rasa Correia da Costa Instituto Politécnico de Beja

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5946

Palavras-chave:

Hemorragia digestiva alta. Abordagem inicial. Serviço de urgência. Estratificação do risco. Enfermeiros. Equipa de saúde.

Resumo

Introdução: A hemorragia digestiva alta (HDA) é uma situação que origina o recorrer aos serviços de urgência, que pode resultar em internamento e com comorbilidades e mortalidades elevadas.Objetivo: Identificar a abordagem mais eficaz no atendimento à pessoa em situação crítica com hemorragia digestiva alta, no serviço de urgência. Metodologia: Recurso a uma revisão de escopo utilizando a metodologia de Joanna Briggs Institute, recorrendo à estratégia de questão relativa à população, conceito e contexto (PCC). A pesquisa foi efetuada com consulta nas bases de EBSCOHost, B-On e Google Académico, considerando-se artigos científicos em texto integral, no período temporal de 2000 a 2022, escritos em inglês e português, analisados pelos pares, bem como guidelines e protocolos recomendados pelas sociedades nacionais e internacionais especialistas no tema. Resultados: Da análise dos artigos foi possível identificar a HDA como uma emergência médica gastroenterológica ameaçadora da vida, associada a altas taxas de hospitalização, morbilidade e mortalidade, sendo que a sua causa mais frequente é a úlcera péptica. É de extrema importância o seu reconhecimento precoce para uma atuação eficaz. Na abordagem inicial os profissionais devem fazer uso de escalas de avaliação do prognóstico, da necessidade de intervenção endoscópica, da possibilidade de recidiva hemorrágica, bem como da taxa de mortalidade, pois estes “indicadores” vão norteá-los nas suas decisões interventivas. É fulcral a definição de prioridades e a sistematização das intervenções, sendo instrumento facilitador a utilização de guidelines bem como da mnemónica ABCDE, promovendo a ressuscitação precoce, as terapêuticas endoscópica e endovenosa apropriadas, e a prevenção/tratamento das comorbilidades. Conclusão: A abordagem inicial à pessoa com hemorragia digestiva alta no serviço de urgência torna-se mais eficaz e eficiente se seguir a mnemónica ABCDE pois determina as prioridades aperfeiçoando os cuidados prestados e os outcomes das pessoas nesta situação. É também de extrema importância os profissionais utilizarem scores de estratificação de risco nesta abordagem sendo uma orientação preciosa para ordenar e sistematizar as intervenções.

Biografia do Autor

Ana Sofia Mendes Antunes, Universidade de Évora

Licenciada em Enfermagem, Escola Superior de Enfermagem de Beja. Mestranda do 5º Curso de Mestrado, Especialidade Enfermagem Médico-Cirúrgica, a Pessoa em Situação Crítica na Universidade de Évora. E-mail: sofiadolphin5@gmail.com.

Maria Antónia Rasa Correia da Costa, Instituto Politécnico de Beja

Departamento de Enfermagem, Instituto Politécnico de Beja. E-mail:  antonia.costa@ipbeja.pt.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Antunes, A. S. M. ., & Costa, M. A. R. C. da . (2022). A PESSOA EM SITUAÇÃO CRÍTICA COM HEMORRAGIA DIGESTIVA ALTA: ABORDAGEM INICIAL NO SERVIÇO DE URGÊNCIA UMA REVISÃO DE ESCOPO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(6), 549–580. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5946