ESCOLA DE FUTEBOL SOCIAL E INICIAÇÃO DESPORTIVA: APRENDIZAGEM DOS FUNDAMENTOS TÉCNICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20441

Resumo

A Iniciação Desportiva é definida como a fase em que a criança inicia o aprendizado sobre os esportes, de forma orientada e estruturada. Com isso, o objetivo desse estudo é demonstrar aspectos importantes de Escolinhas de Futebol, como instrumento de Iniciação Desportiva, bem refletir sobre os verdadeiros desafios que vêm e que consequentemente acontecem diante de toda uma perspectiva da atuação do Profissional de Educação Física na promoção da saúde. Para tanto, o artigo foi conduzido pela revisão de literatura do tema. Realizou-se o levantamento bibliográfico de artigos e trabalhos de conclusão de curso, indexados nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Google Acadêmico durante o mês de Junho e Julho de 2024. Utilizaram-se os descritores, “Criança, Escola de Futebol, Iniciação Desportiva. O estudo teve como questão norteadora: Qual é a relevância da prática do Futebol de crianças no contexto das Escolas de Iniciação Desportiva? Com o presente estudo pode-se comprovar, de maneira geral, que a Escola de Futebol dentro de seu papel social deve atuar como um agente capaz de direcionar os alunos para caminhos satisfatórios, que possuem várias possibilidades nos mais diversos segmentos da vida tais como: biopsicossocial, moral, cultural, intelectual, educacional e esportivo, observando o conjunto de valores em toda uma totalidade de cada sujeito envolvido nesse universo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro Luiz Pontes Barboza, UNIVASSOURAS

Discente em educação física pela UNIVASSOURAS-RJ-2025.  Orcid 0009-0005-8390-0075.

Anderson da Silva Souza, UNIVASS

Mestrado em ciencias de la educación pela Universidad Americana-PY-2017. Revalidado pela Universidade Católica de Petrópolis pela UCP-RJ. Docente em educação física pela UNIVASS-RJ. Orcid 0009-0000-4010-9703.

Deodato Alves Ferreira Filho, Universidade Católica de Petrópolis

Mestrado em psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis- (UCP-RJ)-2023. Docente em educação física e psicologia pela UNIVASS-RJ. Orcid 000-0002-7614-9544.

Ibérico Alves Fontes, UNIVASS

Mestrado em ciências da atividade física pela UNIVERSO-RJ-2019. Docente em educação física, medicina e fisioterapia pela UNIVASS-RJ. Orcid 0000-0002-2811-6019.

Sueli Barbosa Alves, Universidade Salgado de Oliveira

Mestrado em Ciências da atividade física pela Universidade Salgado de Oliveira-RJ-2022. Docente em educação física. Secretaria Estadual de Educação-SEEDUC-RJ. Orcid 0000-0003-2622-3985.

Downloads

Publicado

2025-08-08

Como Citar

Barboza, S. L. P., Souza, A. da S., Eduardo Guimarães Cazuza, L., Ferreira Filho, D. A., Fontes, I. A., & Alves, S. B. (2025). ESCOLA DE FUTEBOL SOCIAL E INICIAÇÃO DESPORTIVA: APRENDIZAGEM DOS FUNDAMENTOS TÉCNICOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 786–794. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20441