EDUCAR NO SÉCULO XXI: A REINVENÇÃO DO PAPEL DOCENTE EM TEMPOS DE MUDANÇA

Autores

  • Adivane Bresolin UNIB

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20328

Palavras-chave:

Docência. Educação contemporânea. Formação de professores.

Resumo

Esse artigo buscou analisar como o papel do professor tem se transformado no século XXI, considerando os múltiplos desafios impostos pelas mudanças sociais, tecnológicas e educacionais. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, com enfoque qualitativo, por meio da análise de livros, artigos e documentos que abordam a docência contemporânea. Os resultados indicam que a atuação docente precisa ser continuamente reinventada, a partir da valorização da autonomia, da escuta sensível, da integração das tecnologias digitais e do fortalecimento das relações humanas. As exigências da sociedade atual requerem professores preparados para mediar conhecimentos, promover aprendizagens significativas e lidar com as emoções, diversidades e conflitos que emergem no ambiente escolar. Conclui-se que a docência no século XXI exige formação contínua, apoio institucional e reconhecimento social, para que o professor possa atuar com liberdade, intencionalidade e compromisso com a formação integral dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adivane Bresolin, UNIB

Mestra em Educação. Universidade: UNIB. 

Downloads

Publicado

2025-07-15

Como Citar

Bresolin, A. (2025). EDUCAR NO SÉCULO XXI: A REINVENÇÃO DO PAPEL DOCENTE EM TEMPOS DE MUDANÇA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 1704–1714. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20328