IMERSÃO E OBSERVAÇÃO- DESVENDO A DEPENDÊNCIA QUÍMICA E ALCOÓLICA SOB A ÓTICA DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL: RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Autores

  • Elaine Sousa de Godoi UniEnsino
  • Diego da Silva UniEnsino

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20306

Palavras-chave:

Dependência Química. Alcoolismo. Uso de Drogas. Abstinência Química.

Resumo

O referido relatório descreve a experiência vivida durante o estágio de observação em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), foi realizada durante 20 horas em uma casa de recuperação na região de Curitiba, da qual o pseudônimo será Casa Terapêutica Masculina Renovação, dedicada ao tratamento de dependentes químicos e alcoólicos, que acolhe vinte e quatro internos do sexo masculino com idades entre 18 e 59 anos. A equipe de apoio conta com quatro monitores em escala alternada de trabalho, uma psicóloga com atendimentos semanais aos sábados com uma carga horário de 8 horas, uma assistente social semanal com carga horária de 8 horas, a proprietária da casa, um pastor e a esposa dele, todos colaborando para o acompanhamento e assistência dos internos. O método empregado envolveu observação participativa e interação com os assistidos, visando compreender a dinâmica e os desafios da reabilitação em um contexto terapêutico, observando a interação multidisciplinar e as abordagens utilizadas para promover a recuperação e reintegração social dos internos. As observações realizadas indicaram a complexidade do tratamento da dependência e a relevância da integração de diferentes saberes e suportes para o desenvolvimento e bem-estar dos indivíduos em processo de recuperação, enfatizando a importância do ambiente estruturado, do apoio contínuo para o sucesso terapêutico dos assistidos, assim como também a participação dos membros familiares dos internos para obtenção de melhores resultados positivos no curso do tratamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Sousa de Godoi, UniEnsino

Estudante de Psicologia pela UniEnsino, Consultora Comercial, Graduada em Administração de Empresas pela Faculdade UniBrasil.

Diego da Silva, UniEnsino

Psicólogo, Mestre e Doutorando em Administração pela Universidade Positivo. Docente do Curso de Psicologia da UniEnsino.

Downloads

Publicado

2025-07-10

Como Citar

Godoi, E. S. de, & Silva, D. da. (2025). IMERSÃO E OBSERVAÇÃO- DESVENDO A DEPENDÊNCIA QUÍMICA E ALCOÓLICA SOB A ÓTICA DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL: RELATÓRIO DE ESTÁGIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 1184–1194. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20306