ENTRE A ABSTINÊNCIA, REINSERÇÃO SOCIAL E RECAÍDA: UMA IMERSÃO NA REALIDADE DOS DEPENDENTES QUÍMICOS EM UMA CLÍNICA TERAPÊUTICA

Autores

  • Juliana Cristina Elias Bucenko UniEnsino
  • Diego da Silva UniEnsino

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20357

Palavras-chave:

Dependência química. Psicologia clínica. Estágio supervisionado. Observação participante. Saúde mental.

Resumo

Este relatório apresenta a experiência de observação passiva e participante realizada durante o estágio supervisionado em Psicologia, em uma clínica especializada no tratamento da dependência química. O texto descreve a estrutura física e organizacional da instituição, o perfil dos residentes, a atuação da equipe multiprofissional, a rotina terapêutica e os vínculos interpessoais desenvolvidos no contexto clínico. A partir do acompanhamento direto das atividades institucionais e terapêuticas, foi possível aprofundar a compreensão sobre a complexidade da dependência química, bem como refletir sobre os desafios que permeiam o processo de cuidado e recuperação. A vivência contribuiu para o aprimoramento do olhar clínico, da escuta qualificada e da postura ética, fundamentais à atuação do psicólogo em contextos de vulnerabilidade e sofrimento psíquico. Além disso, a experiência proporcionou uma reflexão sobre a importância do autocuidado e da saúde mental dos profissionais que atuam na área, uma vez que o trabalho com dependentes químicos pode ser emocionalmente desgastante. O relatório também propõe reflexões sobre a importância do acolhimento, do vínculo terapêutico e do trabalho interdisciplinar como elementos centrais para a eficácia do tratamento.

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Biografia do Autor

Juliana Cristina Elias Bucenko, UniEnsino

Discente do curso de Psicologia da UniEnsino.

Diego da Silva, UniEnsino

Psicólogo, docente do curso de Psicologia da UniEnsino.

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Publicado

2025-07-16

Como Citar

Bucenko, J. C. E., & Silva, D. da. (2025). ENTRE A ABSTINÊNCIA, REINSERÇÃO SOCIAL E RECAÍDA: UMA IMERSÃO NA REALIDADE DOS DEPENDENTES QUÍMICOS EM UMA CLÍNICA TERAPÊUTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 1852–1864. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20357