DEPENDÊNCIA QUÍMICA NA CONTEMPORANEIDADE: UMA VISÃO SOBRE O CONTROLE DA DEPENDÊNCIA

Autores

  • Magno Pinto de Oliveira Leonardo da Vinci-uniasselvi
  • Raira Larrainy Santos da Silva Leonardo da Vinci-uniasselvi
  • Fabilson Cutrim Santana Leonardo da Vinci-uniasselvi

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5505

Palavras-chave:

Análise do Comportamento. Dependência Química. Conceito de Controle.

Resumo

Este trabalho apresenta revisão bibliográfica sistemática sobre dependência química e sua compreensão sobre os impactos que as drogas trazem à vida dos indivíduos e da sociedade. O tema da dependência em drogas está muito presente em todas as camadas da sociedade, percebendo-se que essa prática vem crescendo de maneira assustadora ao longo dos tempos. Traz pontos relevantes sobre a naturalidade com que o uso de tais substâncias passou a ser visto pelos usuários e pelo possível senso de controle presente em seu repertório verbal. É muito comum se ouvir entre eles que os usuários têm um certo controle sobre o uso das drogas, que as utilizam quando querem e param quando querem. Dessa forma, este trabalho faz-se relevante para a discussão do conceito de controle exercido pelas pessoas, analisando esta realidade de uma forma cientifica, para que se possa esclarecer muitas dúvidas pertinentes a este tema. O estudo em questão utiliza conceitos da análise do comportamento no entendimento do “controle” e sua influência nos comportamentos dos usuários de drogas, apoiando-se em pesquisa qualitativa para subsidiar a organização do trabalho, por meio de revisão bibliográfica dos principais teóricos do tema em questão e o entendimento desta temática numa visão comportamental.

Biografia do Autor

Magno Pinto de Oliveira, Leonardo da Vinci-uniasselvi

Vinculado a Faculdade Santa Luzia. Especialista em saúde mental e atenção psicossocial  pelo Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto. Pós-graduado em neuropsicologia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci-uniasselvi. Graduado em psicologia pela faculdade CEUMA. E- mail: psicologomagnooliveira@gmail.com. 

Raira Larrainy Santos da Silva, Leonardo da Vinci-uniasselvi

Graduada em psicologia-Faculdade Integral Diferencial-FACID, Teresina-PI. Pós-graduada em Psicologia do Trânsito- Faculdade Evangélica do PI-FAEPI. Formação em Gestalt terapia-coaching, RH, cursos e capacitações profissionalizantes, TERESINA, PI. E-mail: psicoraira@hotmail.com.

Fabilson Cutrim Santana, Leonardo da Vinci-uniasselvi

 Vinculado ao Centro Universitário Leonardo da vinci-UNIASSELVI. Graduado em fisioterapia pela Faculdade do Piauí. Pós-graduado em fisioterapia hospitalar na Faculdade inspirar-Curitiba. Pós-graduado em coluna vertebral-fisioterapia nas disfunções mecânicas, ceará fisio-CE. Pós-graduado em fisioterapia intensiva pela Faculdade  Única. E-mail: fabilsonfisio23@outlook.com.

Downloads

Publicado

31/05/2022

Como Citar

Oliveira, M. P. de ., Silva, R. L. S. da ., & Santana, F. C. . (2022). DEPENDÊNCIA QUÍMICA NA CONTEMPORANEIDADE: UMA VISÃO SOBRE O CONTROLE DA DEPENDÊNCIA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(5), 927–939. https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5505