UMA ANÁLISE DO ENVOLVIMENTO FAMILIAR NA PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA OS ADOLESCENTES

Autores

  • Ana Carla Pereira Cunha UNINASSAU
  • Micaevily dos Santos Pereira UNINASSAU
  • Renato Gonçalves Braga UNINASSAU

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19940

Palavras-chave:

Violência. Adolescência. Família. Medidas preventivas. Direitos fundamentais.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância das medidas preventivas no âmbito familiar para a proteção dos adolescentes contra a violência. Considerando o alarmante crescimento de casos de agressões físicas, psicológicas e sexuais no ambiente doméstico, a pesquisa evidencia a necessidade de ações efetivas por parte dos pais e responsáveis, destacando o papel fundamental da família na formação e no desenvolvimento saudável dos adolescentes. Através de uma abordagem qualitativa, com base na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e em estudos especializados, buscou-se demonstrar que a prevenção é possível e necessária, sendo o fortalecimento dos vínculos familiares e o diálogo as principais ferramentas nesse processo. Conclui-se que a proteção integral dos adolescentes requer o comprometimento conjunto da família, da sociedade e do Estado, visando à construção de um ambiente seguro, acolhedor e propício ao pleno exercício de seus direitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carla Pereira Cunha, UNINASSAU

Discente do curso direito na Faculdade UNINASSAU Palmas.

Micaevily dos Santos Pereira, UNINASSAU

Discente do curso de direito na Faculdade UNINASSAU Palmas.

Renato Gonçalves Braga, UNINASSAU

Orientador do Projeto - Professor Universitário na Faculdade UNINASSAU Palmas. Advogado  e Especialista em Processo Civil.

Downloads

Publicado

2025-06-12

Como Citar

Cunha, A. C. P., Pereira, M. dos S., & Braga, R. G. (2025). UMA ANÁLISE DO ENVOLVIMENTO FAMILIAR NA PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA OS ADOLESCENTES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 2595–2610. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19940