A VULNERABILIDADE DO CONSUMIDOR NO COMÉRCIO ELETRÔNICO: PRÁTICAS ABUSIVAS E O DESCONHECIMENTO DOS DIREITOS BÁSICOS

Autores

  • Isabela Pacheco Nolasco Uninassau
  • Victor Avelar Canelas Barros Uninassau
  • Ana Maria Mecenas Nascimento Uninassau
  • Renato Gonçalves Braga Uninassau

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19366

Palavras-chave:

Consumidores. Direitos do consumidor. E-commerce. Práticas abusivas.

Resumo

O presente artigo tem como tema delimitado o desconhecimento dos direitos básicos por parte do consumidor e a exposição a práticas abusivas no comércio eletrônico. Mediante isso, o artigo em questão tem como objetivo geral analisar a relação entre o desconhecimento dos direitos básicos do consumidor e a sua vulnerabilidade frente a práticas abusivas no comércio eletrônico. Já o objetivo específico busca identificar as principais práticas abusivas enfrentadas pelos consumidores no ambiente digital. A relevância deste tema para a área de conhecimento situa-se no impulsionamento ocorrido durante a pandemia da COVID-19, no crescimento do e-commerce, trazendo consigo novos desafios para a proteção do consumidor, especialmente no que tange à publicidade enganosa, práticas abusivas e segurança dos dados pessoais. Em razão disso, a problemática deste tema gira em torno das práticas abusivas nos e-commerce, bem como a ausência de conhecimento dos direitos básicos por parte do consumidor. Desse modo, a pesquisa é de natureza exploratória, adotando uma abordagem qualitativa, com o delineamento técnico realizado por meio de uma revisão bibliográfica. Concluiu-se que o crescimento acelerado do e-commerce ampliou o acesso aos bens de consumo, mas expôs os consumidores a um ambiente propício para abusos, fraudes e manipulações, potencializadas pela discrepância de informações e pela carência de conhecimento jurídicos por parte da população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Pacheco Nolasco, Uninassau

Bacharelada em Direito pela Universidade Uninassau.

Victor Avelar Canelas Barros, Uninassau

Bacharelado em Direito pela Universidade Uninassau.

Ana Maria Mecenas Nascimento, Uninassau

Bacharelado em Direito pela Universidade Uninassau.

Renato Gonçalves Braga, Uninassau

Professor Universitário pela Universidade Uninassau Palmas-TO. Especialista em Processo e Direito Civil. Bacharel em direito. 

Downloads

Publicado

2025-05-17

Como Citar

Nolasco, I. P., Barros, V. A. C., Nascimento, A. M. M., & Braga, R. G. (2025). A VULNERABILIDADE DO CONSUMIDOR NO COMÉRCIO ELETRÔNICO: PRÁTICAS ABUSIVAS E O DESCONHECIMENTO DOS DIREITOS BÁSICOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 4221–4233. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19366