TRANSTORNO DE ANSIEDADE INFANTIL

Autores

  • Theryna Kelle da Silva Alves Faculdade Mauá
  • Francisco Cardoso Mendonça Faculdade Mauá
  • Hélio Marco Pereira Lopes Júnior Faculdade Mauá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19868

Palavras-chave:

Transtorno de Ansiedade. Infantil. Condição Emocional. Saúde Física e Mental.

Resumo

Ansiedade infantil é uma condição emocional caracterizada por medo e preocupação excessiva em crianças. Esses sentimentos podem se manifestar de diferentes formas como medo de separação dos pais, medo de situações novas, preocupação com desempenho escolar é importante estar atento nesses sinais para oferecer suporte necessário às crianças e ajudá-las lidar com suas emoções de forma saudável abordando as manifestações clínicas e fisiológicas desse transtorno mental em crianças e adolescentes a importância da detecção precoce dos sintomas, dificuldades relacionadas à ansiedade é fundamental para prevenir outros transtornos que podem surgir na adolescência e vida adulta. O objetivo é investigar os sintomas de ansiedade infantil e os fatores de risco associados e tratar a ansiedade desde cedo para contribuir significativamente para uma vida mais equilibrada e sem impactos negativos na vida profissional ou acadêmica. O estudo trata-se de uma revisão integrativa de abordagem qualitativa. Os resultados esperados incluem clarificação dos sintomas principais, de modo que amigos e familiares possam estar mais alertas em relação às crianças ao seu redor, dessa forma, possam oferecer a melhor ajuda possível às crianças. Pretende-se investigar o aumento da frequência do Transtorno de Ansiedade Infantil em crianças em idade escolar, esse cenário pode ter sérias repercussões na saúde física e mental das crianças, além de afetar relações sociais e o desenvolvimento global. É crucial que haja uma conscientização e intervenção precoce para lidar com esse problema e garantir um ambiente saudável e propício ao desenvolvimento emocional e social das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Theryna Kelle da Silva Alves, Faculdade Mauá

Discente da Faculdade Mauá, Goiás. 

Francisco Cardoso Mendonça, Faculdade Mauá

Professor mestre pela Universidade Fama Filho, docente e orientador de TCC da Faculdade Mauá, Goiás.

Hélio Marco Pereira Lopes Júnior, Faculdade Mauá

Professor mestre e orientador da Faculdade Mauá, Goiás.

Downloads

Publicado

2025-06-18

Como Citar

Alves, T. K. da S., Mendonça, F. C., & Lopes Júnior, H. M. P. (2025). TRANSTORNO DE ANSIEDADE INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 3967–3978. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19868