VÍDEOS INSTRUCIONAIS PARA REDUÇÃO DE ANSIEDADE DO GRADUANDO EM ODONTOLOGIA DURANTE O PRIMEIRO ATENDIMENTO ODONTOPEDIÁTRICO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20808Palavras-chave:
Vídeos Instrucionais. Ansiedade de Desempenho. Odontopediatria. Estudantes de Odontologia.Resumo
A ansiedade é uma questão recorrente entre graduandos em Odontologia, especialmente diante do primeiro atendimento clínico, como o atendimento odontopediátrico. Essa condição pode comprometer tanto a saúde mental e física dos estudantes quanto seu desempenho e a relação com os pacientes. Esse artigo buscou avaliar a eficácia de vídeos instrucionais na redução da ansiedade de graduandos durante o primeiro atendimento a pacientes pediátricos. A pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2024, com estudantes do 8º período de Odontologia da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Patos. Os participantes responderam ao Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE) antes do atendimento clínico. Em seguida, assistiram a vídeos instrucionais no estilo vlog, que mostravam a rotina clínica conduzida por um aluno de graduação, apresentados 15 minutos antes da consulta. Após o atendimento, foi reaplicado o IDATE-Estado. O estudo teve caráter experimental, descritivo e qualitativo, com abordagem não probabilística. A coleta de dados ocorreu na própria instituição, sendo os resultados analisados por meio do software SPSS, com uso de técnicas descritivas e distribuição por frequência e porcentagem. Participaram do estudo 16 estudantes. Em relação ao IDATE-Traço, 62,5% apresentaram baixo nível de ansiedade e 37,5% ansiedade média. No IDATE-Estado aplicado antes da intervenção, 50% relataram baixa ansiedade e 43,8% ansiedade média. Após assistirem aos vídeos, 81,3% dos participantes demonstraram baixa ansiedade, e não houve casos de alta ansiedade. Os resultados indicam que vídeos instrucionais são eficazes na redução da ansiedade em situações clínicas desafiadoras, oferecendo segurança emocional e melhor preparo para o atendimento odontopediátrico. A ferramenta se mostra promissora como estratégia de apoio ao ensino clínico na formação de cirurgiões-dentistas.
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