USO DO SILO DE PLÁSTICO ASSOCIADO À SUTURA ELÁSTICA NO FECHAMENTO DE FERIDA

Autores

  • Rui Lopes Filho Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Lucas Carvalho Lopes Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.1974

Palavras-chave:

Suturas. Ferimentos e Lesões. Resistência à Tração. Cirurgia. Cirurgia Plástica.

Resumo

Introdução: O fechamento de feridas em áreas de difícil confecção de retalhos é um desafio ao cirurgião. Objetivo: apresentar o uso de silo de plástico com sutura elástica no fechamento de ferida. Método: Realizou-se o descolamento dos retalhos cutâneos a partir das bordas da ferida, sendo o silo de plástico (bolsa de Bogotá) disposto sob as bordas da ferida. O elástico usado para a tração foi obtido a partir da extremidade correspondente ao punho da luva cirúrgica. A fixação do elástico na pele das bordas da ferida foi realizada, por meio de pontos com fio mononylon 3.0. Resultado: Após 48 horas do término do procedimento, foi possível o fechamento da ferida. Conclusão: A utilização da técnica proposta permitiu o deslizamento dos retalhos da ferida sobre o silo de plástico, promovido pela tração elástica, possibilitando o fechamento mais rápido da ferida. 

Biografia do Autor

Rui Lopes Filho, Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor e Mestre em Cirurgia pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Cirurgião Plástico Membro Titular e Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Membro Especialista em Cirurgia Plástica pelo Hospital das Clínicas MEC UFMG. Docente Professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais no período de 2006-2009. Médico Legista Classe Especial da Polícia Civil de Minas Gerais. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1627-9371. E-mail: ruilopesfilho@terra.com.br.

Lucas Carvalho Lopes, Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais

Aluno da Graduação em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Cursos realizados: Suporte Básico de Vida Infomedics Human Biology Explained. Atualizações em Suporte Ventilatório Faculdade Inspirar. Novas Plataformas Robóticas Unicetrex Cursos Médicos. Robô da Vinci SP - Experiências e Resultados de um Centro de Referência Unicetrex Cursos Médicos. Neuroimagem Centro de Treinamento em Diagnóstico por Imagem. Anatomia e Patologia dos MMSS por Imagem Centro de Treinamento em Diagnóstico por Imagem. Anatomia e Patologia do Abdome por Imagem Centro de Treinamento em Diagnóstico por Imagem. E-mail: carvalholopesl@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0445-1330. E-mail: carvalholopesl@gmail.com.br.

Downloads

Publicado

31/08/2021

Como Citar

Lopes Filho, R. ., & Lopes, L. C. (2021). USO DO SILO DE PLÁSTICO ASSOCIADO À SUTURA ELÁSTICA NO FECHAMENTO DE FERIDA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(8), 497–500. https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.1974