TÉCNICA DE TUNELIZAÇÃO DO TESTÍCULO EXPOSTO E IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DA ANATOMIA NA GANGRENA DE FOURNIER

Autores

  • Rui Lopes Filho Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Lucas Carvalho Lopes Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais
  • Laura Janot Pacheco Muzzi Martins Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais
  • Ana Beatriz Vianna Pedrosa Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2164

Palavras-chave:

Gangrena de Fournier. Fasciite Necrosante. Anatomia. Cirurgia Geral. Cirurgia Plástica.

Resumo

Introdução: O conhecimento da anatomia é importante no entendimento da progressão da gangrena de Fournier. A exposição dos testículos constitui um problema, após fasciite necrosante escrotal ou gangrena de Fournier, devido à possibilidade de redução da espermatogênese, sobretudo em jovens. Objetivo: Apresentar a técnica de tunelização do testículo exposto e a importância da anatomia na gangrena de Fournier. Método: Realizou-se a descrição da técnica de tunelização do testículo exposto e apresentou-se a importância da anatomia na gangrena de Fournier. Resultados: A técnica de tunelização do testículo proporcionou a cobertura com proteção do testículo exposto. As comunicações anatômicas entre as camadas de revestimento das regiões escrotal, perineal, peniana e abdominal, permitem a disseminação do processo infeccioso decorrente da gangrena de Fournier para as regiões adjacentes. Conclusão: A técnica de tunelização do testículo exposto na coxa possibilitou a proteção do testículo e as comunicações entre as camadas de revestimento das regiões escrotal, perineal, peniana e abdominal contribuiu para a disseminação do processo infeccioso da gangrena de Fournier.

Biografia do Autor

Rui Lopes Filho, Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais

 Doutor e Mestre em Cirurgia pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1627-9371  E-mail: ruilopesfilho@terra.com.br

Lucas Carvalho Lopes, Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais

Graduação em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0445-1330. E-mail: carvalholopesl@gmail.com.

Laura Janot Pacheco Muzzi Martins, Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais

Graduação em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2348-2770.  E-mail: laura.janot01@gmail.com.

Ana Beatriz Vianna Pedrosa, Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais

Graduação em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2156-1184. E-mail: anabeatrizpedrosa@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2021-09-30

Como Citar

Lopes Filho, R. ., Lopes, L. C. ., Martins, L. J. P. M. ., & Pedrosa, A. B. V. . (2021). TÉCNICA DE TUNELIZAÇÃO DO TESTÍCULO EXPOSTO E IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DA ANATOMIA NA GANGRENA DE FOURNIER. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(9), 34–42. https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2164