PRECEDENTES NO CPC/2015: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS

Autores

  • Ítalo Rocha Melo CESUPI
  • Ana Cristina Adry Moura de Argôllo CESUPI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19477

Palavras-chave:

Processo Civil. Precedentes. Segurança Jurídica. Contribuições. Desafios.

Resumo

A ministra Rosa Weber considera a reflexão sobre o sistema de precedentes judiciais um dever para com o Estado Democrático de Direito, destacando que o evento, no STF e STJ permite ao Poder Judiciário renovar este compromisso. Essa responsabilidade tem como base a aplicação de normas que promovam a segurança jurídica, assegurem a previsibilidade nas decisões judiciais e garantam tratamento igualitário. No contexto jurídico brasileiro, a adoção de precedentes como uma fonte de direito e guia para a aplicação das normas tem sido um desenvolvimento significativo. O sistema de precedentes, originado do sistema jurídico commom law, veio ao ordenamento jurídico brasileiro com a reforma do Código de Processo Civil (CPC) de 2015. Nessa vereda, o tema trazido nesse trabalho, propõe um estudo sobre a eficácia dos precedentes no sistema jurídico brasileiro, explorando tanto suas contribuições quanto os desafios que surgem com sua aplicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ítalo Rocha Melo, CESUPI

Discente do curso de Direito da Faculdade de Ilhéus, Faculdade de Ilhéus – CESUPI.

Ana Cristina Adry Moura de Argôllo, CESUPI

Docente do curso de direito da Faculdade de Ilhéus, Graduada em Direito pela UESC, Mestre em Educação pela FURB, Faculdade de Ilhéus – CESUPI. 

Downloads

Publicado

2025-05-26

Como Citar

Melo, Ítalo R., & Argôllo, A. C. A. M. de. (2025). PRECEDENTES NO CPC/2015: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 7206–7220. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19477