ANÁLISE CONSTITUCIONAL E PROCESSUAL DO ARTIGO 489, EM ESPECIAL SEU PARÁGRAFO PRIMEIRO, DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

Autores

  • Fábio Könzgen Mello da Silva Faculdade Damásio
  • Daniela Scheunemann Brito SUSEPE
  • Claudionor Martins Alves UNIJUI
  • Cristian Ramalho Pereira Faculdade São Braz
  • Letícia Pacheco Pereira Ianzer FURG
  • Beatriz Reis Gaspar Anhanguera

Palavras-chave:

Dever de fundamentação. Aspectos constitucionais do dever de fundamentação. Aspectos processuais do dever de fundamentação; Artigo 489 do Código de Processo Civil. Pedido de veto ao artigo 489 do Código de Processo Civil.

Resumo

É com grande entusiasmo que apresentamos este livro digital, cujo objetivo principal é realizar uma análise detalhada e crítica do artigo 489 do Novo Código de Processo Civil, com foco especial em seu parágrafo primeiro. Este trabalho surge da necessidade de compreender e discutir as nuances e implicações desse dispositivo legal no contexto das decisões no processo civil.

O livro digital está estruturado em três partes principais. Das Decisões no Processo Civil: Nesta seção, exploramos o papel crucial das decisões judiciais no âmbito do processo civil. Discutimos a importância da fundamentação das decisões como um princípio basilar do Estado de Direito, destacando seu impacto na garantia dos direitos das partes envolvidas.

A parte seguinte, trata  Do Dever de Fundamentação: Aqui, adentramos no cerne da questão, abordando o dever imposto ao magistrado de fundamentar suas decisões de forma clara, precisa e coerente. Investigamos as bases jurídicas desse dever, sua evolução ao longo do tempo e sua relevância para a efetividade do sistema judiciário.

 Em sequência, adentra a Análise Crítica do Artigo 489 do Código de Processo Civil: Por fim, dedicamos uma análise detalhada ao artigo 489 do CPC, especialmente seu parágrafo primeiro. Examinamos suas disposições à luz dos princípios constitucionais e processuais, identificando suas potenciais lacunas, ambiguidades e desafios interpretativos. Além disso, propomos reflexões e sugestões para aprimorar a aplicação desse dispositivo na prática jurídica.

Ao longo deste livro, tivemos em vista oferecer uma contribuição significativa para a compreensão e o aprimoramento do sistema processual civil brasileiro. Esperamos que as análises e reflexões aqui apresentadas inspirem debates construtivos e promovam uma maior conscientização sobre os aspectos fundamentais da jurisdição civil.

Desejamos a todos uma excelente leitura e que este trabalho possa agregar valor ao debate acadêmico e jurídico em nosso país.

Os autores,

Biografia do Autor

Fábio Könzgen Mello da Silva, Faculdade Damásio

Graduação em Direito - Instituição Universidade Católica de Pelotas. Pós Graduação em Processo Civil -Faculdade Damásio.

Daniela Scheunemann Brito, SUSEPE

Graduação em Administração de Empresas - Instituição Universidade Católica de Pelotas. Pós-Graduação em Inteligência Policial e Penitenciária - Instituição Faculdade UNINA.

Claudionor Martins Alves, UNIJUI

Graduação Tecnólogo em Gestão Pública - Instituição UNOPAR. Pós-Graduação em Segurança Pública e Direitos Humanos - Instituição UNIJUI.

Cristian Ramalho Pereira, Faculdade São Braz

Graduação Serviço Social - Instituição Anhanguera. Pós Graduação em Serviço Social e Gestão do SUAS - Instituição Faculdade UNINA. Pós Graduação em Gestão Pública - Faculdade São Braz. 

Letícia Pacheco Pereira Ianzer, FURG

Graduação Psicologia - Instituição Universidade Católica de Pelotas. Pós-Graduação em Psicoterapia Cognitivo Comportamental - Instituição ISEPE. Pós-Graduação em Direitos Humanos - Instituição FURG.

Beatriz Reis Gaspar, Anhanguera

Graduação em Serviço Social - Instituição Anhanguera.

Downloads

Publicado

2024-03-26

Como Citar

Silva, F. K. M. da, Brito, D. S., Alves, C. M., Pereira, C. R., Ianzer, L. P. P., & Gaspar, B. R. (2024). ANÁLISE CONSTITUCIONAL E PROCESSUAL DO ARTIGO 489, EM ESPECIAL SEU PARÁGRAFO PRIMEIRO, DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 17–154. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/13326

Edição

Seção

E-books

Categorias