POLÍTICAS PÚBLICAS E A PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA JUVENIL: IMPACTOS NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Amazilene da Silva Aguiar Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19338

Palavras-chave:

Prevenção da violência. Mediação de conflitos. Parceria escola-comunidade. Estratégias pedagógicas.

Resumo

As instituições de ensino desempenham um papel crucial na prevenção da violência entre jovens, contribuindo para a segurança e o bem-estar dos alunos. Para criar um ambiente escolar mais seguro, foram implementados programas focados em educação e segurança, como a mediação de conflitos, o desenvolvimento socioemocional e a prevenção do bullying. Tais iniciativas visam não só diminuir a violência física, mas também evitar problemas como o bullying e a exclusão social. A parceria entre escolas, famílias e a comunidade é vital para o êxito desses programas. Diante disso, foi realizada uma revisão bibliográfica apoiada na análise dos dados empíricos, situando os resultados dentro de um referencial teórico abrangente. A pesquisa objetiva entender como as políticas públicas podem contribuir para diminuir comportamentos agressivos, promover o desenvolvimento socioemocional dos estudantes e fortalecer as relações interpessoais dentro da comunidade escolar. Os resultados indicam que as iniciativas das escolas, como rodas de conversa, oficinas temáticas e apoio psicológico, podem ser elementos interessantes para promover um ambiente mais seguro e colaborativo, com uma diminuição nos casos de bullying e maior engajamento dos alunos. Conclui-se que as políticas públicas desempenham um papel importante na prevenção da violência juvenil, mas a eficácia de suas ações pode ser aumentada através de estratégias integradas que incluam mais formação contínua para os profissionais, parcerias com a comunidade e um fortalecimento do diálogo com as famílias.

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Biografia do Autor

Amazilene da Silva Aguiar Fonseca

Docente. Doutorada em Ciências da Educação.

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Publicado

2025-05-22

Como Citar

Fonseca, A. da S. A. (2025). POLÍTICAS PÚBLICAS E A PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA JUVENIL: IMPACTOS NO CONTEXTO ESCOLAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 5933–5947. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19338