PROFISSÃO DOCENTE NA AMÉRICA LATINA: FORMAÇÃO E CARREIRA

Autores

  • Mônica Núbia Albuquerque Dias Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19225

Palavras-chave:

Docência na América Latina. Formação e carreira docente. Política educacional.

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir sobre a docência em países da América Latina, no âmbito da formação inicial e continuada de professores e na perspectiva da carreira docente. O debate percorre o trajeto das mudanças ocorridas no mundo após as duas grandes guerras mundiais, ocasionando transformações significativas na sociedade, com os novos paradigmas de escola e as diferentes formas de atuação docente, levando em conta o contexto histórico, social, econômico, cultural e geográfico no qual os profissionais estão inseridos. Em vista disso, o problema de pesquisa consistiu na indagação: como se configurou a profissão docente na América Latina nas últimas décadas, considerando as dimensões formação inicial, continuada e carreira docente? Trata-se de uma pesquisa qualitativa com classificação descritiva, cujo método utilizado foi uma revisão bibliográfica.  Em nossas considerações, destacamos que os modelos educacionais na América Latina refletem interesses políticos e econômicos que impactam diretamente na formação inicial e continuada, bem como nas condições salariais, repercutindo na profissão, revelando a influência das políticas educacionais na estrutura e organização da profissão na região.

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Biografia do Autor

Mônica Núbia Albuquerque Dias, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Belo Horizonte. Programa - Conhecimento e Inclusão Social/ Faculdade em Educação (FAE). Mestre em Educação (UFPI). Professora Adjunta da Universidade Federal do Piauí (UFPI). 

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Publicado

2025-05-15

Como Citar

Dias, M. N. A. (2025). PROFISSÃO DOCENTE NA AMÉRICA LATINA: FORMAÇÃO E CARREIRA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 3389–3400. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19225