PERFIL E TRAJETÓRIAS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19201Palavras-chave:
Acessibilidade. Ensino superior. Inclusão educacional.Resumo
A inclusão de pessoas com deficiência (PcD) na pós-graduação é um tema crucial e multifacetado. Esse artigo buscou analisar o perfil e as trajetórias de PcDs no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), no interior do Mato Grosso do Sul. Para isto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental, sendo consultados os editais de seleção publicados entre 2016 e 2024, bem como os dados disponíveis no portal do Programa e os currículos Lattes. Verifica-se uma baixa adesão nas inscrições de PcDs e, consequentemente, o baixo índice de ingressos e egressos, reforçando a ideia de que a inclusão de PcDS no programa analisado ainda é muito incipiente. Constata-se que ao se garantir o acesso, a permanência e o sucesso acadêmico de PcDs, as Universidade contribuem para a formação de profissionais mais capacitados para a construção de uma sociedade e de uma ciência mais justa e inclusiva.
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