ANÁLISE DE DEMANDA DE IMÓVEIS RURAIS PARA REALIZAÇÃO DA REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO CADASTRO AMBIENTAL RURAL-CAR NO MUNICÍPIO DE LÁBREA AMAZONAS

Autores

  • Julio Ferreira Falcão UFAM
  • Rakely da Silva Andrade Universidade do Estado do Amazonas
  • Emilia Souza Arrua Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Willison Pinto da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Caio Oliveira Di Migueli UNICAMP
  • Emily Lira Simões Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19096

Palavras-chave:

Cadastro Ambiental Rural. Regularização ambiental. Sustentabilidade. Lábrea. Amazônia.

Resumo

O presente artigo aborda a implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no município de Lábrea, Amazonas, com foco na dispersão espacial das propriedades rurais e nos desafios para a regularização ambiental. O CAR, estabelecido pela Lei nº 12.651/2012, tem como objetivo o controle do desmatamento, a conservação da biodiversidade e a regularização dos imóveis rurais, além de possibilitar acesso a benefícios como crédito rural e isenções tributárias. No entanto, a implementação do CAR enfrenta dificuldades em regiões da Amazônia Legal, especialmente devido à infraestrutura limitada e ao difícil acesso à informação em áreas remotas, como é o caso de Lábrea. A pesquisa revelou a existência de 2.543 imóveis rurais no município, utilizando Sistema de Informação Geográfica (SIG) para mapear a dispersão espacial das propriedades. Os resultados indicaram que 43% das propriedades estão situadas dentro da Reserva Extrativista do Médio Purus, enquanto 21% estão localizadas nas proximidades da sede municipal. A partir da análise, sugere-se a implementação de um programa piloto de regularização ambiental nas áreas com maior concentração de imóveis rurais, contando com o apoio do Instituto Federal do Amazonas (IFAM). Embora o CAR ofereça benefícios significativos para o desenvolvimento sustentável, como a promoção da sustentabilidade e a valorização ambiental das propriedades, sua efetiva implementação enfrenta obstáculos, como a falta de conectividade e infraestrutura na região. A regularização das propriedades pode contribuir para o manejo sustentável dos recursos naturais, aumentar a competitividade dos produtos locais e fortalecer a segurança jurídica dos produtores. O artigo destaca a importância de ações de capacitação e assistência técnica para superar tais desafios e alcançar os objetivos ambientais, promovendo o desenvolvimento sustentável da região.

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Biografia do Autor

Julio Ferreira Falcão, UFAM

Mestre em Ciências florestais e Ambientais (UFAM), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Parintins. 

Rakely da Silva Andrade, Universidade do Estado do Amazonas

Cursando curso superior de tecnologia em gestão hospitalar. Universidade do Estado do Amazonas - UEA CESLA. 

Emilia Souza Arrua, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Licenciada em Letras Habilitação Português e Inglês, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Lábrea.

Willison Pinto da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Especialista em Inteligência Artificial e Ciências de Dados, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Parintins. 

Caio Oliveira Di Migueli, UNICAMP

Mestrado em Ecologia (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Lábrea. 

Emily Lira Simões, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Mestrado em Fitotecnia – UFV, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Lábrea. 

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Publicado

2025-05-09

Como Citar

Falcão, J. F., Andrade, R. da S., Arrua, E. S., Silva, W. P. da, Migueli, C. O. D., & Simões, E. L. (2025). ANÁLISE DE DEMANDA DE IMÓVEIS RURAIS PARA REALIZAÇÃO DA REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO CADASTRO AMBIENTAL RURAL-CAR NO MUNICÍPIO DE LÁBREA AMAZONAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 2153–2165. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19096