DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL ENTRE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E DISTÚRBIO ESPECÍFICO DE LINGUAGEM (DEL)

Autores

  • Liz Passos Nascimento Souza Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1891

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista. Distúrbio Específico de Linguagem. Linguagem. Interação Social.

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista é caracterizado principalmente por prejuízos na comunicação e interação social e padrões restritos e repetitivos de comportamento, atividades e interesses. O Distúrbio Específico de Linguagem apresenta prejuízos na linguagem, o portador deste distúrbio apresenta dificuldade para compreender ou produzir palavras e/ou frases em uma conversa.  Em alguns casos, tentam compensar o prejuízo para usar palavras com gestos e outras expressões corporais. Ambos são transtornos do neurodesenvolvimento, apresentam características linguísticas semelhantes em seus sintomas e diferenciá-los torna-se fundamental para a condução do tratamento adequado para cada um deles, uma vez que sua não identificação pode atrasar o tratamento, acarretando prejuízo pessoal, social e profissional aos portadores. Este trabalho tem como objetivo investigar as diferenças e traçar uma linha de raciocínio para o diagnóstico diferencial de TEA e DEL. Foi realizada uma pesquisa exploratória através de revisão bibliográfica e nota-se que a grande diferença entre eles é a debilidade funcional, onde os portadores de TEA apresentam maior comprometimento, bem como prejuízos nas áreas de cognição e interação social, diferenciando-se dos portadores de DEL.

Biografia do Autor

Liz Passos Nascimento Souza, Universidade Católica do Rio de Janeiro

 Psicóloga Clínica Cognitivo-Comportamental. Possui graduação em Psicologia e especialização na área de Avaliação Neuropsicológica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atuou na área de saúde mental, tendo estagiado no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico Roberto de Medeiros. Atualmente dedica-se ao atendimento clínico em terapia cognitivo-comportamental,e avaliação e reabilitação neuropsicológica de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Atuação na área de Terapia Cognitivo-Comportamental, terapia comportamental e Neuropsicologia em transtornos de neurodesenvolvimento e dificuldades de aprendizagem

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Publicado

2021-08-23

Como Citar

Souza, . L. P. N. . (2021). DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL ENTRE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E DISTÚRBIO ESPECÍFICO DE LINGUAGEM (DEL). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(7), 1465–1482. https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1891