O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM TEA (TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA)

Autores

  • Francisca Luana da Costa Santos União Brasileira das Faculdades

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.13957

Palavras-chave:

Educação especial. Educação inclusiva. Neurociência. Pessoas com deficiências. TGDs. Altas habilidades e superdotação. TEA.

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresenta desafios únicos no processo de alfabetização, exigindo abordagens adaptativas e estratégias específicas. Esta revisão bibliográfica explora as principais questões e soluções encontradas na literatura relacionada ao ensino da leitura e escrita para alunos com TEA. Desafios no Processo de Alfabetização: 1. Dificuldades na comunicação e interação social podem impactar a aprendizagem da linguagem escrita. 1. Sensibilidades sensoriais podem afetar a concentração e a participação nas atividades de alfabetização. 3. Compreensão não literal e dificuldades de generalização podem dificultar a compreensão do sistema alfabético. Estratégias Efetivas: 1. Abordagens visuais e multisensoriais podem facilitar a compreensão e a retenção do conteúdo. 2. Uso de rotinas estruturadas e previsíveis para promover a segurança e reduzir a ansiedade. 3. Integração de interesses específicos do aluno nas atividades de alfabetização para aumentar a motivação. Para tanto, observaremos dois estudos de casos, com respostas possíveis, encontradas a partir da bibliografia da professora Dayse Serra, em seus estudos sobre neurociência.

Biografia do Autor

Francisca Luana da Costa Santos, União Brasileira das Faculdades

Especialista em Educação Inclusiva. UNIBF — União Brasileira das Faculdades. Rio Branco/AC.

 

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Publicado

2024-09-09

Como Citar

Santos, F. L. da C. (2024). O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM TEA (TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(9), 1402–1411. https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.13957