A CAPACIDADE INOVATIVA DA POLÍTICA DE INSERÇÃO PROFISSIONAL DE REEDUCANDOS EM ÓRGÃOS PÚBLICOS: UM ESTUDO DE CASO NA SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL DE ALAGOAS

Autores

  • Ari Arcilio Carneiro de Albuquerque Júnior Christian Business School
  • Ricardo dos Santos Oliveira Universidade Federal de Alagoas.
  • Marina Costa Campos Universidade Federal de Alagoas
  • Adriana Maria de Sousa Universidade Federal do Ceará
  • Ana Matilde Tomaz Universidade Federal do Ceará
  • Juliana Sampaio Batista Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales
  • Diógenes José Gusmão Coutinho Christian Business School https://orcid.org/0000-0002-9230-3409

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18782

Palavras-chave:

Reintegração social. Inovação no Setor Público. Inovação organizacional.

Resumo

Os graves problemas do sistema prisional brasileiro atestam a necessidade de novas estratégias em políticas de reintegração social que proporcionem a inclusão social do egresso no mercado de trabalho. Nesse sentido, o artigo visa avaliar a capacidade inovativa da política de inserção profissional de reeducandos em organizações públicas de Alagoas. A metodologia adotada foi o estudo de caso no âmbito da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social de Alagoas. A análise dos resultados demonstrou que o emprego de mão de obra em atividades laborais externas representa uma inovação organizacional e uma ruptura em políticas de execução penal no estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ari Arcilio Carneiro de Albuquerque Júnior, Christian Business School

Doutorando em Ciências da Educação na Christian Business School. Secretário Executivo da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará.

Ricardo dos Santos Oliveira, Universidade Federal de Alagoas.

Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Alagoas. Policial Militar. Gerente de Cotação e Compras Lotado na Secretaria de Ssegurança de Alagoas. 

Marina Costa Campos, Universidade Federal de Alagoas

Mestra em Administração Pública pela Universidade Federal de Alagoas. Analista Técnica do Ministério Público do Estado da Bahia. 

Adriana Maria de Sousa, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (Poleduc) na Universidade Federal do Ceará-UFC. Servidora Técnico-admistrativa da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. 

Ana Matilde Tomaz, Universidade Federal do Ceará

Especialista em Gestão Pública e Recursos Humanos pela Faculdade Futura- Servidora Técnico-admistrativa da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. 

Juliana Sampaio Batista, Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales

Doutora em Saúde Pública pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales (UCES)-Nutricionista da Secretaria de Saúde do Município de Fortaleza/Ceará. 

Diógenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Doutor em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco; Doutor em Ciências da Educação pela Christian Business School; Docente do Doutorado em Ciências da Educação da Christian Business School. https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.

Downloads

Publicado

2025-04-14

Como Citar

Albuquerque Júnior, A. A. C. de, Oliveira, R. dos S., Campos, M. C., Sousa, A. M. de, Tomaz, A. M., Batista, J. S., & Coutinho, D. J. G. (2025). A CAPACIDADE INOVATIVA DA POLÍTICA DE INSERÇÃO PROFISSIONAL DE REEDUCANDOS EM ÓRGÃOS PÚBLICOS: UM ESTUDO DE CASO NA SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL DE ALAGOAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 1944–1964. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18782