REUNI E OS IMPACTOS DA INTERIORIZAÇÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS NO PAÍS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18405

Palavras-chave:

Interiorização da educação superior. Expansão universitária. Impactos socioeconômicos. Políticas públicas educacionais. Condições de trabalho docente.

Resumo

O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (Reuni) trouxe diversos impactos com a interiorização da educação superior. Deste modo, o artigo almeja analisar os impactos objetivos e subjetivos dessa implantação. Os efeitos objetivos analisaram os impactos socioeconômicos nas instituições federais contempladas e seus respectivos municípios de pequeno e médio porte. Já os efeitos subjetivos consideraram os desdobramentos pessoais na vida de docentes inseridos através de concurso público motivado pelo Reuni. A metodologia utilizada é a de revisão integrativa e os resultados indicaram expansão estrutural significativa das instituições, com ampliação e consolidação da multicampia, crescimento na contratação de servidores técnicos e concurso para professores. Os impactos econômicos e sociais foram mais expressivos e geradores de mudanças nas cidades de pequeno porte. Para os professores evidenciou-se impactos disruptivos no processo de adaptação, permanência no local, aumento das atividades pedagógicas e precarização do trabalho docente.

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Biografia do Autor

Milene Martins, UFMG

Doutoranda em Educação: conhecimento e Inclusão social (UFMG). Mestre em Educação (UFPI). Psicóloga. Professora Adjunta da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Marcelo Ricardo Pereira, UFMG

Orientador. Pós-Doutor em Psicologia Escolar, Psicopatologia clínica e Psicanálise (USP; Aix-Marseille-França) e em Teoria Psicanalítica e Educação Social (UFRJ; UOC-Espanha).Doutor em Educação: Psicologia e Educação (USP; Paris 13). Mestre em Educação (UFMG). Psicólogo (PUC-Minas) e Psicanalista (EBP; EGP). Professor Titular de Psicologia, Psicanálise e Educação do Programa de Pós-Graduação e da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

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Publicado

2025-03-21

Como Citar

Martins, M., & Pereira, M. R. (2025). REUNI E OS IMPACTOS DA INTERIORIZAÇÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS NO PAÍS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(3), 1404–1418. https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18405