RELAÇÃO ENTRE DISLEXIA E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Adriana Bento Leme Alves Universidade Paulista- UNIP
  • Elizete de Souza Piona Universidade Paulista - UNIP
  • Priscila Elaine Joaquim Universidade Paulista - UNIP
  • Cleidi Deckert Universidade Paulista - UNIP
  • Janieli de Sousa Santos Suassuna Faculdade Venda Nova do Imigrante

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1832

Palavras-chave:

Dislexia. Aprendizagem. Leitura. Escrita.

Resumo

: mundo moderno onde vivemos atualmente exige que aprendamos uma série de habilidades, entre elas a leitura e escrita, que são importantes para que novas descobertas sejam alcançadas. Porém nem todos os indivíduos conseguem alcançar esse aprendizado na fase escolar, devido a fatores variados que impedem essa aprendizagem. Entre esses fatores existe um distúrbio chamado dislexia, que impede a natural aprendizagem da leitura e escrita, que se apresenta de forma mais clara nos primeiros anos do ensino fundamental. Logo a uma necessidade do educador conhecer os sintomas da dislexia para que seja possível viabilizar um plano de ação para minimizar os problemas de aprendizagem provocado pela dislexia, diante desse exposto esse trabalho de pesquisa se justifica. O presente trabalho tem o objetivo de pesquisar as dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita provocadas pela dislexia, investigando quais as ações que podem ser tomadas pelos educadores em sala de aula para diagnosticar e tratar a dislexia. Para atingir os objetivos dessa pesquisa esse trabalho conta com uma revisão bibliográfica baseado em ideias de autores que já se debruçaram sobre o tema da dislexia. Nesse contexto o presente trabalho se desenvolve no sentido de definir o que é dislexia, apresentando as suas características e sintomas, assim como seu tratamento e o papel do educador em sala de aula frente a esse problema de aprendizagem.

 

Biografia do Autor

Adriana Bento Leme Alves, Universidade Paulista- UNIP

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Paulista-Polo Lins/SP.

Elizete de Souza Piona, Universidade Paulista - UNIP

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Paulista-Polo Lins/SP.

Priscila Elaine Joaquim, Universidade Paulista - UNIP

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Paulista-Polo Lins/SP.

Cleidi Deckert, Universidade Paulista - UNIP

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Paulista-Polo Lins/SP.

Janieli de Sousa Santos Suassuna, Faculdade Venda Nova do Imigrante

Aluna do curso de pós-graduação lato sensu pela Faculdade Venda Nova do Imigrante-FAVENI. E-mail: janielisuassuna@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-08-16

Como Citar

Alves, A. B. L. . ., Piona, E. de S. ., Joaquim, . P. E. ., Deckert, C. ., & Suassuna, J. de S. S. . (2021). RELAÇÃO ENTRE DISLEXIA E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(7), 1430–1455. https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1832