CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA PARA PRÁTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS AOS ALUNOS COM DISLEXIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13778

Palavras-chave:

Dislexia. Neurociências. Educação Inclusiva. Estratégias de Intervenção.

Resumo

A Dislexia constitui-se em um transtorno específico de aprendizagem na operação do reconhecimento das palavras, afetando a fluência leitora, comprometendo a compreensão da mesma em graus variados, bem como as habilidades de escrita, sendo um dos fatores responsáveis pelo fracasso e abandono escolar, quando não há intervenção educacional inclusiva. Estudos comprovam a eficácia acerca da compreensão neurobiológica da Dislexia para práticas educacionais eficazes inclusivas, porém nota-se ainda limitadas sua aderência no âmbito escolar. Portanto, este estudo visa explorar como as neurociências podem informar estratégias educacionais para alunos com Dislexia. A metodologia adotada foi uma revisão bibliográfica narrativa, compilando estudos relevantes dos últimos vinte anos. Foram discutidos sinais, critérios diagnósticos e marcadores neurobiológicos de Dislexia, bem como as consequências para o aprendizado e práticas educacionais com enfoque na neurociência. A revisão destacou a importância da compreensão dos déficits na consciência fonológica, leitura, escrita e disfunções executivas presentes nos desafios enfrentados por esses alunos. As estratégias educacionais propostas incluem a estruturação do ambiente, previsibilidade, divisão de tarefas e criação de um ambiente educacional adaptado para promover o engajamento nos processos de aprendizagem. Por fim, destaca-se a importância da pesquisa contínua para aprimorar as práticas educacionais através da contribuição da neurociência para aprendizagem aos alunos com Dislexia.

Biografia do Autor

Renata Massalai, Cristian Bussness School

Mestre em Neurociências pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Christian Business School, Flórida. Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Vila Velha (UVV),Vitória, Espírito Santo. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9564-4794 

Diógenes José Gusmão Coutinho, Christian Busness School

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Doutor em Biologia Vegetal pela mesma Universidade- Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Christian Business School, Flórida, EUA. Centro Universitario Brasileiro.

Downloads

Publicado

2024-05-02

Como Citar

Massalai, R., & Coutinho, D. J. G. (2024). CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA PARA PRÁTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS AOS ALUNOS COM DISLEXIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 443–462. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13778