CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA PARA PRÁTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS AOS ALUNOS COM DISLEXIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13778

Palabras clave:

Dislexia. Neurociências. Educação Inclusiva. Estratégias de Intervenção.

Resumen

A Dislexia constitui-se em um transtorno específico de aprendizagem na operação do reconhecimento das palavras, afetando a fluência leitora, comprometendo a compreensão da mesma em graus variados, bem como as habilidades de escrita, sendo um dos fatores responsáveis pelo fracasso e abandono escolar, quando não há intervenção educacional inclusiva. Estudos comprovam a eficácia acerca da compreensão neurobiológica da Dislexia para práticas educacionais eficazes inclusivas, porém nota-se ainda limitadas sua aderência no âmbito escolar. Portanto, este estudo visa explorar como as neurociências podem informar estratégias educacionais para alunos com Dislexia. A metodologia adotada foi uma revisão bibliográfica narrativa, compilando estudos relevantes dos últimos vinte anos. Foram discutidos sinais, critérios diagnósticos e marcadores neurobiológicos de Dislexia, bem como as consequências para o aprendizado e práticas educacionais com enfoque na neurociência. A revisão destacou a importância da compreensão dos déficits na consciência fonológica, leitura, escrita e disfunções executivas presentes nos desafios enfrentados por esses alunos. As estratégias educacionais propostas incluem a estruturação do ambiente, previsibilidade, divisão de tarefas e criação de um ambiente educacional adaptado para promover o engajamento nos processos de aprendizagem. Por fim, destaca-se a importância da pesquisa contínua para aprimorar as práticas educacionais através da contribuição da neurociência para aprendizagem aos alunos com Dislexia.

Biografía del autor/a

Renata Massalai, Cristian Bussness School

Mestre em Neurociências pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Christian Business School, Flórida. Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Vila Velha (UVV),Vitória, Espírito Santo. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9564-4794 

Diógenes José Gusmão Coutinho, Christian Busness School

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Doutor em Biologia Vegetal pela mesma Universidade- Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Christian Business School, Flórida, EUA. Centro Universitario Brasileiro.

Publicado

2024-05-02

Cómo citar

Massalai, R., & Coutinho, D. J. G. (2024). CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA PARA PRÁTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS AOS ALUNOS COM DISLEXIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 443–462. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13778