EXPLORANDO O POTENCIAL DA REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA NA EDUCAÇÃO: INOVAÇÕES E APLICAÇÕES PRÁTICAS

Autores

  • Bruno Gadelha de Lima Must University
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Carolina Santin Calçada Must University
  • Karla Karine Silva dos Santos Must University
  • Lília Cordeiro Machado Must University
  • Márcia Rejani de Pinho Fernandes Must University
  • Maria Emilia de Souza Melo Francio Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17999

Palavras-chave:

Realidade Virtual. Realidade Aumentada. Tecnologias Imersivas. Inovação Pedagógica. Ensino Interativo.

Resumo

Este estudo investigou como as tecnologias imersivas, como a realidade virtual (RV) e a realidade aumentada (RA), poderiam ser utilizadas de forma eficaz para promover inovações no processo educacional, considerando as práticas pedagógicas existentes e os desafios de sua implementação. O objetivo geral foi analisar o impacto dessas tecnologias no ensino, identificando seus benefícios, limitações e o potencial para a transformação das metodologias pedagógicas. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com base em revisão bibliográfica, explorando artigos científicos, livros e dissertações relevantes. Os resultados indicaram que tanto a RV quanto a RA têm o potencial de enriquecer o ensino, oferecendo experiências imersivas que favorecem a compreensão de conteúdos complexos e a aplicação prática do conhecimento. A pesquisa também evidenciou que o uso dessas tecnologias pode aumentar a motivação dos alunos, promovendo um aprendizado dinâmico e interativo. No entanto, a implementação de RV e RA ainda enfrenta desafios significativos, como o custo elevado, a falta de infraestrutura e a necessidade de treinamento especializado para os professores. As considerações finais apontaram que, embora os benefícios sejam claros, é necessária a superação de barreiras técnicas e pedagógicas para a adoção generalizada dessas tecnologias. Foram sugeridos novos estudos para complementar os achados, especialmente em relação à eficácia da integração dessas tecnologias nos diferentes contextos educacionais.

Downloads

Biografia do Autor

Bruno Gadelha de Lima, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes na Educação, Must University (MUST).

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutoranda em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Carolina Santin Calçada, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação, Must University (MUST).

Karla Karine Silva dos Santos, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação, Must University (MUST).

Lília Cordeiro Machado, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação, Must University (MUST).

Márcia Rejani de Pinho Fernandes, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação, Must University (MUST).

Maria Emilia de Souza Melo Francio, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação, Must University (MUST).

Downloads

Publicado

2025-01-22

Como Citar

Lima, B. G. de, Santos, S. M. A. V., Calçada, C. S., Santos, K. K. S. dos, Machado, L. C., Fernandes, M. R. de P., & Francio, M. E. de S. M. (2025). EXPLORANDO O POTENCIAL DA REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA NA EDUCAÇÃO: INOVAÇÕES E APLICAÇÕES PRÁTICAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 2005–2023. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17999