REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR, DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, SOBRE INTERAÇÃO SOCIAL

Autores

  • Silvia Gonçalves de Almeida Universidade Santo Amaro

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17906

Palavras-chave:

Representação social. Interação social. Ensino superior.

Resumo

Este artigo apresenta representação sociai sobre a interação social por docentes do ensino superior. Trata-se de pesquisa qualitativa, com pesquisa bibliográfica, teste de associação livre de palavras e entrevista semiestruturada com vinte professores de cursos presenciais de uma instituição de ensino superior privada da cidade de São Paulo, com o objetivo de identificar o significado atribuído pelos professores à interação social. Por meio do cruzamento dos resultados obtidos, é possível identificar a representação social dos professores participantes sobre a interação social, considerando que os dados estão relacionados às experiências, opiniões, atitudes e imagens presentes. A partir dessa análise, conseguimos transformar em conhecimento administrável os fatores que nos parecem estranhos, que nos incomodam, que não nos são familiares sobre a interação social no âmbito educacional, no ensino superior.

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Biografia do Autor

Silvia Gonçalves de Almeida, Universidade Santo Amaro

Doutora em Psicologia Social e docente de graduação, Universidade Santo Amaro.

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Publicado

2025-01-16

Como Citar

Almeida, S. G. de. (2025). REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR, DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, SOBRE INTERAÇÃO SOCIAL . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 1519–1528. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17906