RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS E OS PARÂMETROS PARA O USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17811

Palavras-chave:

Tecnologias. Recursos Educacionais. Curadoria. Inovação. Cultura Digital.

Resumo

Este artigo tem como finalidade investigar os Recursos Educacionais Digitais (REDs), na viabilidade estrutural para o ensino-aprendizagem com o uso de tecnologias na perspectiva de uma educação conectada. A sociedade da cultura digital é adaptada à informática e aos seus ativos, portanto nesse contexto social e tecnológico em que estamos inseridos, a internet tornou-se integrada à nossa rotina. Vivemos a emergência de novas revoluções no desenvolvimento digital de enorme impacto histórico, e como consequência dessa conjuntura dinâmica de transformações diretamente relacionada a eletrônicos, tornamo-nos cada dia mais dependentes. A tecnologia é protagonista na mediação de grande parte das atividades realizadas no cotidiano da sociedade e impulsiona a produção da informação em todos os ambientes da condição humana. Atualmente, em decorrência dessa correlação entre tecnologia e informação, os debates e as iniciativas correlacionados com a necessidade de comunicação e interação por meio digital, produziu um número diversificado de plataformas e dispositivos que têm sido aperfeiçoados, impactando o crescimento dos recursos didáticos de apoio ao ensino. Sendo essencial uma regulamentação para uso, curadoria e técnicas específicas na aquisição de conhecimentos sobre a utilização dos recursos digitais disponíveis para a inovação didático-pedagógica.

Biografia do Autor

Maria das Graças Machado Rodrigues, Universidade Federal do Piauí/ UFPI

Licenciada em Letras (Portugues-Inglês). pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós-graduada em Linguagens. Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). 

Downloads

Publicado

2025-01-08

Como Citar

Rodrigues, M. das G. M. (2025). RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS E OS PARÂMETROS PARA O USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 572–591. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17811