O PROCESSO DE FORMAÇÃO ÉTICA E HUMANIZADA SOB A PERSPECTIVA DE DISCENTES DE MEDICINA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17731Palavras-chave:
Educação médica. Humanização. Ética.Resumo
A formação médica pautada na ética e na humanização é essencial para o desenvolvimento de profissionais que respeitem as individualidades dos pacientes e abordem o contexto completo do adoecimento. Com o objetivo de analisar os desafios e limitações no processo de formação ética e humanizada, realizou-se um estudo transversal qualitativo e quantitativo, que avaliou a percepção dos acadêmicos de Medicina de uma instituição do Paraná. Os dados foram analisados com base na frequência absoluta e relativa, considerando um intervalo de confiança de 95%. Embora, 99,3% dos entrevistados consideram importante a ética e a humanização na saúde pública, identificou-se uma abordagem deficitária desses assuntos na formação acadêmica, considerando que 73,6% concordam que esses são abordados, na maioria das vezes, de forma superficial. Assim, evidencia-se a dificuldade por parte dos discentes em absorver o conhecimento sobre ética e humanização de forma efetiva. Faz-se necessário, então, um aprimoramento das abordagens pedagógicas referentes a essas questões na graduação médica, envolvendo toda a comunidade acadêmica.
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