O PROCESSO DE FORMAÇÃO ÉTICA E HUMANIZADA SOB A PERSPECTIVA DE DISCENTES DE MEDICINA

Autores

  • Rhanna Carolina de Oliveira Centro universitário Fundação Assis Gurgacz
  • Caroline Dresch Sabadin Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Estela Cristina da Motta Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz
  • Vitor Zubeldia Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz
  • Luciana Osorio Cavalli Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz
  • Silvana Batista Moreira Lopes UNIPAR

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17731

Palavras-chave:

Educação médica. Humanização. Ética.

Resumo

A formação médica pautada na ética e na humanização é essencial para o desenvolvimento de profissionais que respeitem as individualidades dos pacientes e abordem o contexto completo do adoecimento. Com o objetivo de analisar os desafios e limitações no processo de formação ética e humanizada, realizou-se um estudo transversal qualitativo e quantitativo, que avaliou a percepção dos acadêmicos de Medicina de uma instituição do Paraná. Os dados foram analisados com base na frequência absoluta e relativa, considerando um intervalo de confiança de 95%. Embora, 99,3% dos entrevistados consideram importante a ética e a humanização na saúde pública, identificou-se uma abordagem deficitária desses assuntos na formação acadêmica, considerando que 73,6% concordam que esses são abordados, na maioria das vezes, de forma superficial. Assim, evidencia-se a dificuldade por parte dos discentes em absorver o conhecimento sobre ética e humanização de forma efetiva. Faz-se necessário, então, um aprimoramento das abordagens pedagógicas referentes a essas questões na graduação médica, envolvendo toda a comunidade acadêmica.

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Biografia do Autor

Rhanna Carolina de Oliveira, Centro universitário Fundação Assis Gurgacz

Graduanda em Medicina. Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz.

Caroline Dresch Sabadin, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduanda em Medicina. Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Estela Cristina da Motta, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Graduanda em Medicina. Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz.

Vitor Zubeldia, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Graduando em Medicina. Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz.

Luciana Osorio Cavalli, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Doutorado em Saúde coletiva. Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz.

Silvana Batista Moreira Lopes, UNIPAR

Psicóloga. Docente Universitária nos cursos de Graduação e Pós- Graduação. Supervisora e Orientadora de Estágios de Psicologia da Saúde. Coordenadora da Comissão de Estudantes do CRP Conselho Regional de Psicologia e Coordenadora da Comissão de Psicologia Da Assistência Social do CRP em Cascavel. Universidade Paranaense de Umuarama (UNIPAR).

 

 

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Publicado

2024-12-27

Como Citar

Oliveira, R. C. de, Dresch Sabadin, C., Motta, E. C. da, Zubeldia, V., Cavalli, L. O., & Batista Moreira Lopes, S. (2024). O PROCESSO DE FORMAÇÃO ÉTICA E HUMANIZADA SOB A PERSPECTIVA DE DISCENTES DE MEDICINA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 4195–4210. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17731