EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A SALA DE AULA: UMA PESQUISA DE CAMPO COM PROFESSORES DE UMA ESCOLA LOCALIZADA EM FEIRA DE SANTANA-BA

Autores

  • Marlucia Silva Ferreira Leite Educaler College
  • Débora Araújo Leal Educaler University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17723

Palavras-chave:

Educação inclusiva. Estratégias. Linguagem.

Resumo

A educação inclusiva é fundamental para o desenvolvimento da identidade do aluno, quando vem acompanhada de atenção, e da autonomia da criança. A aplicabilidade da educação para a criação de um espaço harmonioso em sala de aula, permite o desenvolvimento de um pensamento artístico, que sensibiliza o aluno a expressar-se por meio de sua criatividade, habilidades, ampliando assim, sua sensibilidade, reflexão, liberdade e imaginação. Desse modo se tem como objetivo geral “Analisar como os professores reconhecem as emoções faciais, os gestos, a forma como se comportam ao falar, a forma de se dirigir aos alunos com deficiência”. A metodologia de cunho bibliográfico e qualitativo apresenta uma pesquisa de campo como parte do trabalho, no intuito de descrever a complexidade dos alunos com deficiência seja física ou intelectual, fornecendo uma análise mais detalhada sobre hábitos e atitudes em relação ao comportamento destes estudantes. Conclui-se que o uso da linguagem adequada ao contexto, o uso dos movimentos corporais, a organização hierárquica, as características de cada papel, adquirem e desenvolvem cognição, comunicação e interação social.

Downloads

Biografia do Autor

Marlucia Silva Ferreira Leite, Educaler College

Mestra em Ciências da Educação pela Educaler College - USA; Professora da Rede Estadual de Ensino da Bahia_ BA. 

Débora Araújo Leal, Educaler University

Pós-Doutora pelo Instituto Universitário Italiano de Rosário IUNIR-AR, Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Feira de Santana – BA, Reitora da Educaler University – USA.

Downloads

Publicado

2024-12-23

Como Citar

Leite, M. S. F., & Leal, D. A. (2024). EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A SALA DE AULA: UMA PESQUISA DE CAMPO COM PROFESSORES DE UMA ESCOLA LOCALIZADA EM FEIRA DE SANTANA-BA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 3643–3657. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17723