IMPLEMENTAÇÃO DA METODOLOGIA BASEADA EM PROJETOS (MBP) NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17650Palavras-chave:
Metodologia Baseada em Projetos. Ensino Fundamental. Educação inovadora. Habilidades socioemocionais. Formação docente.Resumo
A Metodologia Baseada em Projetos (MBP) tem se consolidado como uma abordagem pedagógica inovadora e eficaz, especialmente no Ensino Fundamental, ao promover um ensino mais dinâmico, colaborativo e alinhado às exigências do século XXI. Este estudo tem como objetivo investigar os desafios, experiências e perspectivas relacionadas à implementação da MBP na Escola Municipal Professora Maria Rosalina de Oliveira Pinho em Itapiranga-AM, uma instituição localizada em um contexto socioeconômico específico, onde a metodologia tem sido utilizada para transformar a prática pedagógica. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, envolvendo professores, alunos e membros da equipe pedagógica da escola. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, grupos focais com os alunos e análise de documentos, como relatórios de atividades e planos de aula. Os resultados revelam que a MBP tem promovido um aumento significativo no engajamento dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e uma aprendizagem mais significativa, além de estimular a interdisciplinaridade entre os conteúdos. No entanto, também foram identificados desafios consideráveis, como a necessidade de formação contínua dos professores, a insuficiência de recursos pedagógicos e a resistência à mudança por parte de alguns profissionais. A pesquisa conclui que a MBP, quando implementada de maneira adequada e acompanhada por estratégias de suporte, pode transformar a prática educativa, fortalecendo a formação integral dos alunos e estimulando o desenvolvimento de competências essenciais para o século XXI, como criatividade, pensamento crítico e colaboração.
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