IMPLEMENTAÇÃO DA METODOLOGIA BASEADA EM PROJETOS (MBP) NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autores

  • Marcos Ribeiro Reis Christian Business School
  • Eudenise Marques Pereira Universidad Del Sol

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17650

Palavras-chave:

Metodologia Baseada em Projetos. Ensino Fundamental. Educação inovadora. Habilidades socioemocionais. Formação docente.

Resumo

A Metodologia Baseada em Projetos (MBP) tem se consolidado como uma abordagem pedagógica inovadora e eficaz, especialmente no Ensino Fundamental, ao promover um ensino mais dinâmico, colaborativo e alinhado às exigências do século XXI. Este estudo tem como objetivo investigar os desafios, experiências e perspectivas relacionadas à implementação da MBP na Escola Municipal Professora Maria Rosalina de Oliveira Pinho em Itapiranga-AM, uma instituição localizada em um contexto socioeconômico específico, onde a metodologia tem sido utilizada para transformar a prática pedagógica. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, envolvendo professores, alunos e membros da equipe pedagógica da escola. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, grupos focais com os alunos e análise de documentos, como relatórios de atividades e planos de aula. Os resultados revelam que a MBP tem promovido um aumento significativo no engajamento dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e uma aprendizagem mais significativa, além de estimular a interdisciplinaridade entre os conteúdos. No entanto, também foram identificados desafios consideráveis, como a necessidade de formação contínua dos professores, a insuficiência de recursos pedagógicos e a resistência à mudança por parte de alguns profissionais. A pesquisa conclui que a MBP, quando implementada de maneira adequada e acompanhada por estratégias de suporte, pode transformar a prática educativa, fortalecendo a formação integral dos alunos e estimulando o desenvolvimento de competências essenciais para o século XXI, como criatividade, pensamento crítico e colaboração.

Downloads

Biografia do Autor

Marcos Ribeiro Reis, Christian Business School

Doutorando em Ciências da Educação, Christian Business School.

Eudenise Marques Pereira, Universidad Del Sol

Doutora em Ciências da Educação, Universidad Del Sol.

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

Reis, M. R., & Pereira, E. M. (2024). IMPLEMENTAÇÃO DA METODOLOGIA BASEADA EM PROJETOS (MBP) NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 3423–3444. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17650