INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: PERSONALIZAÇÃO E DESAFIOS ÉTICOS EM PERSPECTIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20095

Palavras-chave:

Educação digital. Personalização da aprendizagem. Ética na inteligência artificial. Tecnologia educacional. Formação docente.

Resumo

A integração da Inteligência Artificial (IA) na educação tem transformado as práticas pedagógicas ao permitir personalização do ensino e otimização de processos de aprendizagem. Este artigo teve como objetivo analisar a aplicação da IA na educação, com foco em seus impactos na personalização, desafios éticos e tendências futuras. O estudo baseou-se em uma metodologia bibliográfica e documental, examinando artigos acadêmicos e publicações técnicas entre 2015 e 2024, com análise qualitativa dos dados coletados. Os resultados indicaram que a IA promove a adaptação de conteúdos às necessidades individuais, melhora o engajamento dos estudantes e contribui para a redução de lacunas educacionais. Contudo, desafios éticos, como privacidade de dados e viés algorítmico, foram identificados como barreiras significativas à sua implementação. O papel do educador foi ressaltado como indispensável na mediação entre tecnologia e pedagogia, exigindo formação contínua e ética. O estudo concluiu que, embora a IA tenha potencial para democratizar o acesso ao conhecimento, sua aplicação exige políticas públicas claras e investimentos em infraestrutura tecnológica, garantindo equidade e acessibilidade. O equilíbrio entre inovação tecnológica e responsabilidade ética é essencial para que a IA contribua efetivamente para a construção de um sistema educacional mais inclusivo e eficiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Ribeiro Reis, CBS

Doutorando em Ciências da Educação na Christian Business School (CBS).

Jordana Luzia Barbosa Mota, Universidad de La Integración de Las Américas

Doutora em Ciências da Educação Universidad de La Integración de Las Américas.

Downloads

Publicado

2025-06-26

Como Citar

Reis, M. R., & Mota, J. L. B. (2025). INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: PERSONALIZAÇÃO E DESAFIOS ÉTICOS EM PERSPECTIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 5399–5413. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20095